quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Playground Interativo

r
A criançada londrina está se divertindo: o playground interativo idealizado pelo arquiteto David Rockwell (que já tem até lugar cativo em Nova York, no parque Burning Slip) está passando pela cidade e, seguindo os moldes das lojas pop-up, deve ficar em Londres até o próximo dia 22.
O projeto chama-se Imagination Playground, e nada mais é do que um novo olhar sobre o bom e velho playground dos parques públicos, que, apesar de serem tradicionais, pouco evoluíram ao longo dos anos.
A proposta de David Rockwell é simples: peças soltas, fabricadas com polietileno biodegradável (não tóxico e resistente a germes e mofo), estimulam a interatividade entre as crianças e aguçam seu senso criativo. Ou seja, a criança manipula os blocos – disponíveis em dezenas de formatos distintos, componíveis ou não – e cria seu próprio espaço, que é facilmente transformado de acordo com a “fantasia” do momento.
O Imagination Playground levou cinco anos para sair do papel e é resultado da colaboração de Rockwell com o Departamento de Parques e Recreação da cidade de Nova York. A ideia deu tão certo que agora o modelo tem uma versão portátil, na qual os blocos são armazenados e transportados em carrinhos, o que aumenta ainda mais o leque de possibilidades de uso.
Vale novamente ressaltar que as peças podem ser jogadas no lixo, quando muito desgastadas, ou simplesmente devolvidas ao fabricante, que reutilizará o material para produzir novos blocos.
David Rockwell foi a Londres para o lançamento, realizado em um pequeno parque na região central da cidade, Coram’s Fields.  O arquiteto e CEO do Rockwell Group pôde observar de perto a reação das crianças que costumam frequentar o local e, em poucos segundos, viu seus leves e divertidos blocos cumprirem sua missão: divertir, integrar e  estimular.


Casa na Árvore Para Adultos


Com apenas 9 m² de área coberta e 10 m² de terraço, esta construção erguida no quintal de uma casa em Münster, no norte da Alemanha, poderia ser chamada de “casa na árvore”, não fosse por duas características. A primeira delas é que, apesar de estar rodeada por vegetação, a casa não se sustenta sobre o tronco de uma árvore. A segunda é que, em vez de crianças, o pequeno imóvel foi criado para adultos.
De acordo com os autores – os arquitetos do Studio Baumraum –, a assim chamada King of the Frogs (ou rei dos sapos, em bom português) sustenta-se sobre imensos pilotis de bambu, acima de uma piscina de visual cênico.


Para chegar à escada, os visitantes cruzam um pequeno espelho-d’água de pedra decorado com vitórias-régias. Feito de madeira, o terraço superior está assentado sobre quatro estacas de aço e funciona como um deque.
Já a cabine é coberta com painéis de zinco e tábuas de madeira e se apoia sobre oito pilotis de bambu. Com grandes janelas, o espaço recebe abundante luz natural e conta com vista para todo o bosque que ocupa o quintal.
Com imensos bancos e camas forradas de couro, o espaço é ideal para o relaxamento. Ele conta com gavetas que funcionam como geladeira e atendem a quem estava na piscina, tomou sol no terraço ou simplesmente escolheu descansar em meio à natureza – em uma altura privilegiada. 




 Fonte:www.casavogue.globo.com/arquitetura-uma-casa-na-arvore-feita-para-adultos

Casa De Vidro na Cobertura

 

Cada vez mais densa e concorrida, Londres é uma cidade onde ninguém desperdiça espaço. Nenhum espaço.
Prova disso é esta cobertura idealizada por Tonkin Liu e Richard Rogers para uma família de seis pessoas, chamada de Roof Garden Apartment, o “apartamento no jardim do telhado”. Aqui, paisagismo e tecnologia de ponta aplicada à arquitetura formam uma belíssima parceria.
Os proprietários levaram seis anos desde que pediram autorização para construir a cobertura até se mudaram para a caixa de vidro e aço, onde a vegetação tem um papel de destaque. Além de criar um espaço onde seus filhos pudessem crescer com mais liberdade, eles pensavam em trazer mais verde para o bairro de Shoreditch.


o.

Inteiramente montado com estrutura metálica branca sobre um edifício vitoriano, o volume de dois andares acaba por se transformar em um jardim vertical, com plantas que sobem pelas colunas e seguem pelas vigas. O resultado é uma vegetação – de trepadeiras a pequenas árvores frutíferas – que pode ser vista da rua e até mesmo de longe, perdida no skyline cinzento da capital inglesa.
Chega-se ao imóvel a partir de uma passarela que começa em um edifício vizinho e termina na cobertura da estrutura de metal. Ela reúne um imenso deque e espaço para as células fotovoltaicas que garantem parte da energia consumida pelos moradores.
O andar intermediário abriga cinco dormitórios de tamanhos idênticos, além de dois banheiros e um quarto de brincar. No pavimento inferior, além de cozinha e salas de jantar e estar, estão um escritório e a suíte máster.
No verão, o vigor das folhas evita que o apartamento esquente ou se ilumine em excesso. No inverno, por outro lado, as plantas secas garantem a entrada do calor e da luz necessários. Parte da cobertura conta com domos por onde passa a luz que ilumina os banheiros do andar do meio.










 Fonte:www.casavogue.globo.com/arquitetura-familia-constroi-casa-de-vidro-na-cobertura

Sebastian Bergne

Durante a Maison & Objet, que começou hoje em Paris e segue até o dia 13/09, o designer inglês Sebastian Bergne lançou dois produtos pra lá de simpáticos – além de bastante úteis.
O primeiro é o bloquinho Endless Notes, perfeito para recados e listas de compras. A peça pode ser usada solta ou afixada à parede, e o serrilhado no final ajuda na hora de cortar o papel no tamanho certo. Os mais organizados vão gostar de saber que os furinhos na lateral esquerda têm outro propósito além da estética: com espaçamento de 1 cm, ajudam na hora de compor uma lista organizada.
O outro produto apresentado por Bergne é o calendário perpétuo Monthly Ruler. Cada uma das sete pontas da estrela corresponde a um dia da semana, enquanto os números da régua correspondem aos dias do mês: assim, a estrela corre sobre a parte serrilhada, apontando a marcação da data. Como a distância entre um número e outro é de 1 cm, a peça também pode ser usada como régua.
 




Fonte:www.casavogue.globo.com/interiores/design-ingles -lanca-produtos-divertidos