sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Brazilian Design Modern And Contemporary Furniture

E essa é a missão da exposição Brazilian Design: Modern And Contemporary Furniture, que será apresentada em Berlim a partir do dia 23 de março.
A mostra reúne cerca de 60 móveis e objetos emblemáticos da produção nacional dos últimos 80 anos.
Além das peças – a maioria proveniente de coleções particulares -, haverá a exibição de vídeos criados especialmente para a mostra sobre o Brasil e a história do design feito aqui.

Cadeira de balanço Astúrias, 2002, de Carlos Motta

 
Cadeira Oscar, 1956, de Sergio Rodrigues


Dos modernistas, estão incluída peças essenciais de Sergio Rodrigues, Joaquim Tenreiro, Jorge Zalszupin, José Zanine Caldas, Lina Bo Bardi, Paulo Mendes da Rocha e Oscar Niemeyer.
E entre os contemporâneos, comparecem Rodrigo Almeida, Irmãos Campana, Brunno Jahara, Sergio Matos, Carlos Motta, Ovo, Maneco Quinderé e Domingos Tótora, além de Zanini de Zanine, responsável pela curadoria da exposição junto de Luciana Nemer Wiegmann.
“O design moderno brasileiro tem mais de 50 anos de história. Escolas de design estão presentes em qualquer cidade importante do país, designers brasileiros estão entre os mais premiados do mundo, mas o reconhecimento da mídia internacional ainda é pequeno”, acrescenta Nora Schmidt, crítica de arquitetura e design que também participou da criação da exposição.
Brazilian Design: Modern & Contemporary Furniture
Local: Design Galerie Zeitlos – Berlin
Endereço: Kantstrasse, 17 10623 – Berlim
Data: 23 março a 05 de maio
Horário: segunda a sábado, das 10h às 19h
 
 
Cadeira, 1978, de Oscar Niemeyer
 
Banquetas, 1961, Joaquim Tenreiro


Cadeira Africa, 2006, de Rodrigo Almeida

 
Mesa Água, 2008, de Domingos Tótora


Cadeira de três pés, 1946, Joaquim Tenreiro

 
Luminária Itaipava, 2010, Maneco Quinderé


Mesa Ciranda, 2000, ,Ovo

Cadeira Balão, 2011, Sergio Matos


Banco Ipê, 2009, Zanini de Zanine

 
Cadeira Moeda, 2010, de Zanini de Zanine


Prateleira Pássaros, 2008, de Zanini de Zanine

 Fonte:www.casvogue.globo.com/mostra-expos/berlim-vera-o-melhor-do-design-brasileiro

Jovens Designers

Desenvolvida pelo carioca Gustavo Bittencourt, a cadeira Trapézio venceu o Prêmio Móvel Sul. É composta apenas por três peças diferentes e é desmontável, já que o sistema de estruturação é feito por duas barras de aço, facilitando não só a fabricação como a logística, que envolve embalagem, transporte, armazenagem, uso, desuso e manutenção

O projeto Jovens Designers abre suas portas nesta terça-feira no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, para apresentar ao público (leigo e especializado) o que de melhor foi produzido no país nos últimos anos em matéria de design. Em sua 4ª edição, a iniciativa é voltada para estudantes de design de produtos de todo o Brasil.

Luminária Neuro interativa, desenvolvida pelo aluno Caio Mendes Souza, de Minas Gerais. A inspiração veio dos neurônios, células receptoras do cérebro, que são responsáveis pelas conexões neurais. Pode ser utilizada como luminária e também como divisória de ambientes


Mesa Inati, de Silvia Resende Xavier. Composto por um móvel base e alguns complementos, permitindo diversas configurações e usos. É fabricado em bambu laminado. Aproveita principalmente características de resistência, flexibilidade e beleza do material 
Fonte:www.casavogue.globo.com/ design/mostra -revela-novos-talentos-do-design


sábado, 4 de fevereiro de 2012

Décor doDia


A luminária branca Twiggy, de Marc Sadler, vista no canto direito da foto, é a provocação curva deste imenso salão israelense, onde quem manda são as linhas retas. O concreto armado, o piso frio, os tons discretos do sofá e da estante, as cadeiras Serie 7 de Arne Jacobsen – tudo faz referência ao modernismo puro nesta casa em Ramat Gam, Israel, projetada pelo arquiteto Pitsou Kedem. É um ambiente essencialmente reto. Do Brasil vem a pitada de graça, de cor e de bossa: a obra de arte da dupla osgemeos, presença marcante na parede central.


A top model Claudia Schiffer marca presença em versão pop art no living deste apartamento localizado no exclusivo bairro de Östermalm, em Estocolmo, Suécia.  A arte, aliás, é quem dita os rumos do décor, uma grande miscelânea de texturas e cores. As almofadas coloridas, o pufe em couro, o tapete quadrado, as luminárias prateadas, a mesa circular – tudo colabora para criar uma identidade contemporânea e, ao mesmo tempo, muito confortável. Mas os elementos originais da construção, como teto e paredes, revelam sua história industrial. E quem conecta passado e presente é a arte.


Inspiradas no clássico do design de Michael Thonet, as curvas das cadeiras desta sala de jantar criam o contraponto ideal para a delicada mesa de tampo delgado. Seus dois tons de madeira contrastam com o piso de pastilhas que, aliás, não peca pelo excesso de brilho. Está criado o cenário ideal para a exposição das obras de arte, imensas, espalhadas tanto pela sala quanto pelo corredor que leva à área  íntima. As telas oferecem um frescor que combina com a jovialidade de todo o apartamento localizado em um dos bairros mais descolados de Sydney, na Austrália.



Neste living, o olhar vai direto para a obra de arte à direita, uma referência à bandeira americana. Talvez os proprietários da residência em Bridgehampton, litoral do estado de Nova York, sejam ultrapatriotas. Mas as menções à cultura norte-americana param por aí. O projeto de arquitetura e de interiores, do estúdio local Stelle Architects, tem um caráter internacional, com mesa de canto com pés palito e a poltrona Teddy Bear de Hans J. Wegner. Luminária e demais mesinhas, como o modelo de aço de Warren Platner, denotam um estilo contemporâneo, mas são pensadas para oferecer o máximo de conforto a quem estiver sobre o aconchegante sofá, seja lendo, relaxando ou simplesmente apreciando a luz natural e a bela vista dos campos e dunas que circundam a residência.
 Fonte:www.casavogue.globo/interiores/decor-do-dia

Mais Maison Objet 2012

Além dos oito pavilhões que expunham novos móveis e complementos para a casa, três instalações apresentaram propostas inspiradoras: a DreamBox, da designer Elizabeth Leriche, o Art’keting, do trendsetter François Bernard, e a Sweet Freaks, de Vincent Grégoire.
Destaque também para a escolha dos homenageados como designers do ano: os irmãos Fernando e Humberto Campana, o japonês Tokujin Yoshioka e o escultor e cenógrafo francês Hubert le Gall


Luminária Amanita, em ratã, design Irmãos Campana para Alessi


Mesa Oreka, em madeira e metal, design Jean-Louis Iratzoki para Alki.



 

 
Poltrona Houston, em madeira e couro, da Baxter.


Espelho Root, em madeira, da Boca do Lobo.


Armário Container, em madeira laqueada, design Alain Gilles para Casamania.


Cadeira Remeberme, em jeans, design Tobias Juretzek para Casamania.


Tapete Folk, em lã e silk, design Sylvain Willenz para Chavalier édition.



Luminária Dom, em alumínio, design Arik Levy para Forestier.

Cadeira Wendela, em madeira e alumínio, da Functionals.
________________________________________________________________
Vasos Asira, em feltro, design Aurelie Tu para Ligne Roset.



Papel de parede Dandelion Mobile, em tecido, da Miss Print.


Chaise Felt, em poliuretano e feltro, design Delo Lindo para Ligne Roset.



Banco Sumo, em tecido e madeira, design Simon Legald para Normann Copenhagen.
________________________________________________________________
Cadeira Soba, em PVC e metal, design Dunja Weber para PCM



Conjunto Blue, em porcelana, design Paola Navone para Reichenbach.
________________________________________________________________
Sofá Kenneth, em tecido e madeira, design Faudet-Harrison para SCP.
________________________________________________________________
Almofadas Nos Da, em lã, design Donna Wilson para SCP.
 Fonte:www.casavogue.globo.com/design/veja-mais-da-maison-objet-2012