terça-feira, 23 de outubro de 2012

Starbucks Japonês

O premiado arquiteto japonês Kengo Kuma nasceu em Kanagawa em 1954. Seu trabalho tem inspiração na luz e na natureza, e traduz a tradicional arquitetura japonesa para o século 21. No projeto do café Starbucks, na cidade de Fukuoka, Kuma desenvolveu uma arquitetura em 3D, nas paredes e nos tetos, para imitar ramos de uma floresta. A idéia foi deixar a loja aninhada às árvores, sem perder a identidade da marca.

Kengo Kuma http://kkaa.co.jp/
Fonte: Contemporist




 



kk_starbucks_220212_03

 www.radardesign.com.br

As mais belas bibliotecas públicas do mundo

 Ah, as bibliotecas públicas onde podemos entrar, sentar e absorver todo o conhecimento que oferecem, e à vontade se deixar envolver pela literatura, a história e a cultura. 
E cá entre nós, se unirmos todos esses benefícios a um lugar belo e agradável não seria perfeito? O site Flavorwire listou as 25 bibliotecas públicas mais extraordinárias do mundo. Modernas, austeras, luxuosas, clássicas, com arquitetura e acústicas impecáveis.
Abaixo estão as nossas favoritas, confira aqui e escolha a sua!
 
 
 




 



germany 
www.radardesign.com.br


O outro lado de Roma

Quem pensa em Roma pensa em monumentos históricos há anos-luz da modernidade recente que temos em mente. Quem vai viajar pra lá também vai em busca desta mesma paisagem. Mas os arquitetos e designers que já passaram pela “primeira fase” de conhecimento da capital italiana ficam de olho principalmente no Maxxi Museu, projetado pela iraniana Zaha Hadid. O Maxxi é dividido em duas partes: Maxxi Architettura e o Maxxi Arte. Além de reunir belas exposições nessas áreas, o edifício já é uma bela experiência de conhecimento técnico e estético.




 



zahahadid_maxxi_iwanbaan_f_002 
 
 
 
www.radardesign.com.br

Centro multifuncional na França traz beleza e conceito

Os arquitetos do estúdio catalão Calderon-Folch-Sarsanedas capricharam na reestruturação de uma fazenda deteriorada em Chauffailles para transformá-la num centro cultural completamente renovado. O resultado é um mix de valores locais com globais: respira novos racionalismos e ao mesmo tempo é integrado ao ambiente. Foi inclusive batizado de Léonce Georges, nome de um bombeiro do vilarejo francês que é considerado uma espécie de herói local (ares de província que dão ainda mais um toque confortável).







 


tpib_leonceg07
 www.radardesign.com.br

No Japão: projeto em espiral soluciona pouco espaço

Desde que a moradia urbana começou a diminuir de tamanho, um dos grandes desafios da arquitetura é projetar espaços agradáveis em poucos metros quadrados. Como viver sem se sentir espremido entre paredes ou tendo dificuldades em se organizar? Os japoneses são alguns dos mestres em visualizar soluções para o espaço, sem que a estética e o conforto sejam comprometidos. O projeto do estúdio japonês Hideaki Takayanagi usou o conceito da vida em espiral e criou uma casa inteira luminosa que funciona em quatro andares.


small-house-life-spiral



















www.radardesign.com.br

 

 

Estúdio sloveno inaugura prédio divertido em Paris


O estúdio OFIS finalizou mês passado um edifício em Paris que passa a sensação de ser um brinquedo articulável. Os andares são como caixinhas de madeira empilhadas. Os vidros em formas geométricas transmitem uma atmosfera de casa de abelha. Por dentro a paisagem continua no mesmo tom de “encaixáveis”, com corredores que parecem um dentro do outro e paisagens que garantem uma perspectiva multi-dimensional. A proposta faz com que o projeto ganhe muito em iluminação natural, além de evitar monótonas linhas que se repetem. O prédio será para moradia de estudantes e tem 192 quartos.





 
 













 www.radardesign.com.br

domingo, 14 de outubro de 2012

Hôtel Droog – Amsterdã

Cityguide

No centro histórico de Amsterdã, a Droog inaugura no dia 16 de setembro uma nova experiência: o Hôtel Droog, um lugar que vai abrigar lojas exclusivas, espaço para tomar drinks e comer aperitivos, e uma galeria onde também acontecerão exposições e palestras. O hotel, que vai ocupar 700m² em um prédio do século 17, promete ser uma nova casa de cultura e consumo no coração de Amsterdã. Há também o “Jardim de Contos de Fada”, abaixo, um cantinho encantador para relaxar e jogar conversa fora. O mais curioso deste projeto: o hotel possui apenas um quarto. “O conceito de hotel foi invertido. Nós aumentamos e enfatizamos todos aspectos oferecidos por muitos hotéis e tornamo-os a experiência central deste projeto”, explica Renny Ramakers, co-fundador e diretor da Droog.
Deu vontade de se hospedar por lá? Então corra para fazer sua reserva, pois a estadia promete ser disputadíssima!

fotos: Thijs Wolzak

 
 wwww.talkarkpad.com.br/cityguide/hotel-droog-amsterdã

Beatriz Milhazes na Argentina

Acontece
Acrílico sobre tela “Dancing” (2007), de Beatriz Milhazes, cortesia Galeria Fortes Vilaça
No Malba, em Buenos Aires, a exposição “Panamericano: Beatriz Milhazes. Pinturas 1999 – 2012″ reúne uma seleção de cerca de 30 pinturas da artista carioca, além de uma intervenção concebida especialmente para a galeria do museu argentino. Sob curadoria do francês Frédéric Paul, a mostra concentra-se nos últimos 10 anos de trabalho da artista e traz obras de coleções públicas e privadas do Brasil e Estados Unidos, entre os quais estão trabalhos emprestados do Guggenheim, de Nova York, e do Museu Arte Moderna de São Paulo. O evento, que faz parte do mês do Brasil na Argentina, foi organizado pela Embaixada do Brasil em Buenos Aires. De 14 de setembro até 19 de novembro. Malba – Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (AR).
 
 www.talk.arkpad.com.br/acontece/beatriz-milhazes-na-argentina

Note Design Studio monta acampamento

Design

Simplesmente incrível a segunda parte da coleção Marginal Notes, desenvolvida pela equipe de designers do Note Design Studio, baseado em Estocolmo. Inspiradas em acampamentos, as peças foram criadas a partir de rabiscos em cadernos, que foram revisitados, trabalhados e transformados em móveis e objetos.

A Marginal Notes inclui banquinhos, luminárias com rede de caçar borboletas e caixinhas de armazenamento que parecem armadilhas de caça. Os acessórios lembram os normalmente usados em um acampamento de verdade com todas as suas aventuras. Acima, os armários Keep têm moldura para exibição, como se fossem jaulas. As caixinhas são uma boa opção para você guardar o que não quer deixar em evidência.

Os bancos Settler (acima) foram inspirados em troncos de árvores cortados por lenhadores na floresta.

Os pufes Tuck foram inspirados em uma foto de um homem usando um gorro. As bordas são dobradas para cima, como um gorro mesmo, e servem para guardar revistas.

Acima, telas para exposição chamadas de Mosquito, inspiradas em telas para proteção contra insetos (veja na primeira foto as peças sob outro ângulo). Abaixo, um vaga-lume em uma rede de caçar borboletas foi a inspiração dos designers para criar a luminária, que recebeu o nome de The Catch. São ou não são incríveis?
 



www.talk.arkpad.com.br/design/note-design-studio-monta-acampamento

Banqueta que vira estante – Noon Studio

Design

Criada pelos designers Gautier Pelegrin e Vincent Taïani, do Noon Studio, Steel Stool é uma banqueta minimalista de aço e madeira, feita à mão em edição limitada. Essa é daquelas ideias que nos fazem perguntar: “por que não pensei nisso antes?”


Sua forma permite que várias banquetas sejam encaixadas e formem uma estante modular. Embora uma aresta seja angulada, sua volumetria cúbica permite que as banquetas se encaixem em qualquer posição, formando desenhos diversos de acordo com a posição de suas faces.

Desenhada e produzida com a filosofia de usar honestamente os materiais, a Steel Stool se destaca pelo resultado ao mesmo tempo provocante e sóbrio. Não há mistério em sua simplicidade de formas e execução, está tudo exposto e muito bem resolvido.

Depois de estudarem juntos no Sul da França, os designers seguiram seus próprios caminhos por cinco anos, até que resolveram juntar suas experiências com o Noon Studio, desenvolvendo uma abordagem criativa articulada através da conexão entre objeto, pessoa e espaço.

Versátil, a peça (que mede 35x35x35cm) pode ser usada como banqueta, revisteiro, mesa lateral ou estante. Em uma das faces de madeira há uma abertura para facilitar o transporte.
A criação é genial por alcançar um resultado tão interessante com formas, materiais e encaixes tão simples: uma chapa de metal dobrada seis vezes para encaixar-se perfeitamente às extremidades de duas tábuas de madeira estruturadas em T.
 

 www. talk.arkpad.com.br/design/banqueta-que-vira-estante-noon-studio

Georges Hotel

Cityguide, Interiores

Antiga capital dos impérios bizantino, romano e otomano, Istambul, na Turquia, é um dos destinos mais exóticos e interessantes para se conhecer. A cidade de 14 milhões de habitantes está na moda e, por isso, fomos conferir os domínios de um dos hotéis mais badalados do momento por lá, o Georges Hotel. Localizado perto da Torre Galata, o charmoso hotel tem uma vista incrível para a cidade velha. Se estiver pensando em viajar para a cidade, dividida pelo estreito de Bósforo com uma parte do seu território em solo europeu e outra parte na Ásia, confira a dica abaixo.

Com um estilo Art Nouveau, o Georges Galata apresenta uma decoração que conta com luminárias de bronze feitas sob medida, móveis de madeira feitos à mão por artesãos locais e piso de parquet escuro. A maioria das suítes tem terraços de 10 m² com vista para o mar. “Eu e meu sócio Kerim Kamhi projetamos o hotel. Nós não utilizamos o serviço de nenhum arquiteto ou designer, apenas nos baseamos em referências europeias, clássicas, a fim de recriar ambientes aconchegantes e acolhedores”, explica Alex Varlik, um dos proprietários.

Um dos destaques do hotel é o restaurante Le Fumoir (1ª foto, no alto). O restô, que é bastante discreto e não tem sequer uma placa na porta, apresenta um menu composto por pratos típicos franceses. Vale a pena provar o foie gras, por exemplo, que é produzido por eles, e o coq au vin, considerado o melhor da cidade.

Os proprietários pretendem desenvolver o Georges Hotel internacionalmente. “Estamos caminhando para a expansão da marca, tanto nos Estados Unidos (Miami e Nova York) como no Brasil (Rio e São Paulo). Do meu lado francês, sempre fui fascinado pelo Brasil, a natureza, a comida e as pessoas. Do meu lado turco, eu considero que a cultura é muito semelhante, as pessoas têm um comportamento semelhante e elas gostam muito umas das outras! Há tantas coisas para fazer no Brasil, eu estou muito ansioso para abrir o Georges aí”, revela ele. Georges Hotel Galata. www.georges.com

Concierge de luxo
Aproveite a viagem a Istambul e contrate os serviços de uma concierge de luxo. A brasileira, radicada em Istambul, Michele Kafer Gultan, é simpática e superantenada. Michele fala português, inglês, espanhol e turco, e elabora programas de acordo com o perfil de cada pessoa. São várias opções: restaurantes, carro com motorista, aulas de yoga, culinária Otomana, personal shopping e muitas outras atrações. Confira tudo em seu site ou entre em contato pelo e-mail.
 
www.talk.arkpad.com.br/cityguide/georges.hotel-istambul