Nina Yashar, dona da Nilufar, abre sua casa
Arte e design definem lar da galerista em Milão
Paredes e tetos decorados com afrescos em estilo metafísico criam uma fusão do espírito oriental com a arquitetura tipicamente milanesa do prédio anos 1940. O projeto do apartamento é uma caracterização de seu amigo arquiteto e desenhista Giancarlo Montebello. Grande editor de joias nos anos 1960 a 1980, Montebello trabalhou com Fontana, Niki de Saint Phalle e Sonia Delaunay, entre outros.
Nina nasceu em Teerã e mudou-se para a Itália com a família aos 5 anos. Trabalhava na galeria de tapetes antigos do pai quando realizou a primeira exposição, arosa nos tapetes Kilim, que há 30 anos ainda não eram conhecidos na Itália. Sua guinada para o mundo do design acontece em uma viagem a Estocolmo. Após adquirir uma série de tapetes suecos, Nina fez, por acaso, sua primeira compra de mobiliário, sem saber quem eram os designers daquelas peças que comprara. Voltou a Milão com um contêiner de móveis criados por nomes como Alvar Aalto e Bruno Mathsson. Assim nasceu seu amor pelo design e a confiança no próprio instinto para descobrir o que tem valor.
Em 2008 por ocasião da feira Art Basel, Nina apresentava o designer italiano Martino Gamper, recém-formado pela Royal College of Arts, de Londres. Foi um verdadeiro alvoroço, pois seu projeto era absolutamente inovador: móveis feitos a partir de portas e armários projetados por Gio Ponti nos anos 1960, provenientes de um desmonte parcial do hotel Parco dei Principi, em Sorrento.
“Quero ser muito honesta no que produzo. Não me interessa fazer objetos de tendência entre arte e design, quero editar produtos extremamente funcionais que convivam com a história do design. Os projetistas com quem tenho uma melhor relação são aqueles que possuem grande cultura e valorizam o passado – porque, sem cultura, sem passado e sem referência, ninguém inventa nada”, dispara. Esta filosofia e o modo de vida de Nina se compõem em cada ângulo de seu refúgio.
www.casavogue.globo.com/noticia/2012/09/nina-yashar-dona-da-nilufar-abre-sua-casa
Nenhum comentário:
Postar um comentário