Adoro falar da minha cidade e, convido vocês a conhecerem a história de Vitória, os principais monumentos do centro e saber um pouco mais do nosso passado. Os patrimônios: Catedral Metropolitana, Igreja de São Gonçalo, Convento de São Francisco, Igreja do Carmo e Igreja do Rosário estão abertos à visitação, com atendimento monitorado, de terça a domingo, das 9 às 17h. Aproveitem......
Catedral Metropolitana de Vitória
A Catedral teve sua construção iniciada na década de 20 e concluída somente nos anos 70. Apresenta belíssimos vitrais, doados por famílias importantes da ilha, e uma cripta onde estão sepultados os bispos mais antigos do Espírito Santo. De estilo eclético, com predominância do neogótico, possui nave, capela-mor, coro, sacristia, transepto e cripta. O monumento se destaca por sua arquitetura e estilo único na capital.
Endereço: Praça Dom Luiz Scortegagna, Cidade Alta - Centro. Horários de visitação: terça a domingo, das 9 às 17h. Tel.: (27) 3223-0590.
Convento de São Francisco
Construído no séc. XVI pelos frades franciscanos a pedido do primeiro donatário da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho. Foi o primeiro convento franciscano ao sul do Brasil Colônia, e guarda os túmulos com restos mortais dos freis franciscanos que moraram no Espírito Santo e a Capela de Nossa Senhora das Neves. Construída no século XVIII, é tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual. Atualmente funciona como sede da Arquidiocese de Vitória.
Endereço: Rua Abílio dos Santos, 47, Cidade Alta - Centro. Horários de visitação: terça a domingo, das 9 às 17h. Tel.: (27) 3223-6711.
Igreja do Rosário
Construída em 1765, de estilo barroco, possui um precioso acervo de arte sacra, foi tombada pelo IPHAN - Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. É o ponto de partida, todos os anos, da procissão de São Benedito, a mais importante e tradicional da Ilha de Vitória.
Endereço: Rua do Rosário, Cidade Alta - Centro. Horários de visitação: terça a domingo, das 9 às 17h. Tel.: (27) 3235-7444 / (27) 3222-0387.
Igreja de São Gonçalo
Erguida entre 1707 e 1715, em estilo colonial, tornou-se a Igreja matriz da ilha durante a demolição da Igreja de São Tiago e o reinício das obras da Catedral Metropolitana, em 1933. Conhecida como Igreja dos casamentos duradouros, é administrada desde a fundação, pela Irmandade de Nossa Senhora da Assumpção e Boa Morte. Foi tombada como Patrimônio Histórico, em 1948, pelo IPHAN - Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. .
Endereço: Rua São Gonçalo, Cidade Alta - Centro. Horários de visitação: terça a domingo, das 9 às 17h. Tel.: (27) 3233-2856/3223-5743.
Igreja e Convento do Carmo
Neste conjunto arquitetônico iniciado no século XVII funcionou, durante a primeira metade do século XX, o Colégio do Carmo, a mais importante escola de educação feminina do Espírito Santo. Em 1913, a fachada da Igreja do Carmo foi reformada e suas características, substituídas pela atual decoração neogótica.
Endereço: entre as Ruas Coronel Monjardim e Coutinho Mascarenhas, Cidade Alta - Centro. Horários de visitação: terça a domingo, das 9 às 17h. Tel.: (27) 3223-0158.
Palácio Anchieta
A construção iniciada ainda no século XVI pelos jesuítas, conhecida hoje como Palácio Anchieta, é resultado de inúmeras modificações feitas na igreja de São Tiago e no Colégio dos Jesuítas. Guarda o túmulo simbólico do padre José de Anchieta, que costumava percorrer a pé um trecho de aproximadamente 100 km entre Vitória e o município de Anchieta, ao sul do Estado. O palácio é utilizado como sede do governo do Estado do Espírito Santo, desde o século XVIII, sendo uma das sedes de governo mais antigas do Brasil.
Endereço: Praça João Clímaco - Cidade Alta. Tel.: (27) 3321-3608.
Capela de Santa Luzia
Foi a segunda igreja construída no Estado, ainda em 1537, a mando de Duarte de Lemos quando ganhou a ilha de Vasco Fernandes Coutinho. Situava-se em local acima de um engenho da fazenda e próxima da residência do próprio Duarte de Lemos, muito freqüentada pelos antigos colonizadores da Capitania. Restaurada pelo IPHAN - Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, mantém traços arquitetônicos simples com característica da arquitetura colonial. Tem frontão e altar barrocos e é a edificação mais antiga da cidade.
Endereço: Rua José Marcelino, s/nº - Cidade Alta. Horário de visitação: segunda a sexta, das 8 às 18h. Tel.: (27) 3222-3219.
Nenhum comentário:
Postar um comentário