domingo, 22 de maio de 2011

"Entre Linhas " - Raphael Bianco

Nuvens, floresta e oceano. As memórias atávicas que as imagens da natureza despertam em cada um de nós, além das nuances subjetivas provocadas por efeitos como o espelhamento e a sobreposição, são as ferramentas utilizadas pelo artista plástico autodidata Raphael Bianco, 37, em seu trabalho "Entre Linhas". A exposição, que será aberta ao público na noite de hoje, marca também os cinco anos de existência da galeria de arte Matias Brotas, em Vitória.

Em seu novo trabalho, Bianco traz elementos clássicos de paisagem apresentados em diversos suportes (desenho, pintura, vídeo, escultura), utilizando-se de repetições e distorções causadas por espelhos integrados às obras, remetendo o olhar aos limites e peculiaridades da memória.

"Não é um efeito gratuito, é uma reflexão. Veho trabalhando com a questão dos reflexos já há algum tempo. Basicamente, o que me interessa é explorar os limites do olho, é esse desafio ao olhar", diz o artista, que escolheu imagens de nuvens, florestas e oceanos como ponto de partida para essa experiência visual.

A primeira exposição individual do capixaba Raphael Bianco foi "O Foco Aquém da Tela", com texto do crítico carioca Paulo Sergio Duarte, apresentada pela Matias Brotas em 2007. Em 2008, o artista participou da coletiva "Nomadismo e Territorialização", com curadoria de Lincoln Dias, sediada simultaneamente na Matias Brotas e na galeria de arte Espaço Universitário, da Ufes.


Exposição Entre Linhas, obra do artista plástico capixaba Raphael Bianco - Editoria: Caderno Dois - Foto: Matias Brotas
Raphael Bianco
Entre Linhas

Abertura: hoje, às 19h30
Onde:  galeria Matias Brotas, Av. Carlos Gomes de Sá, 130, Mata da Praia, Vitória. Tel.: (27) 3327-3344. Entrada franca
 Fonte:                 Rachel Silva                           rsilva@redegazeta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário