Design japonês feito à mão na feira Maison et Objet
Apresentada durante a feira Maison et Objet 2013, a coleção Japan Handmade é uma colaboração entre a consultoria de design dinamarquesa OeO e seis companhias de artesanato de Kyoto. Com o objetivo de valorizar a produção manual e explorar novas fronteiras, a OeO partiu da observação das técnicas tradicionais de artesanato para desenhar novos produtos que pudessem assegurar o futuro dessas práticas artesanais ao inserí-las no mercado de design.
Os produtos acima são da Asahiyaki, uma empresa localizada na região de Uji, a mais antiga região produtora de chá do Japão. Por mais de 400 anos, a empresa tem se especializado em cerâmica e porcelana com sofisticado acabamento de vidro colorido. As peças são feitas à mão por membros da família Matsubayashi, que passaram as técnicas de geração em geração. Para celebrar os rituais da vida diária, a coleção “Daily Life” – composta por vasos, bandejas e xícaras de cerâmica – reúne peças funcionais com apelo estético contemporâneo.
Os produtos acima são da Kaikado, uma empresa fundada em 1875 na cidade de Kyoto e conhecida pelos potes Chazutsu, que se fecham hermeticamente para conservar o sabor do chá. As peças são feitas de metal (estanho) e têm duas camadas, com ar no meio, que ajudam a conservar a temperatura e prevenir da umidade.
O produto acima, feito pela Kanaami-Tsuji, se apoia em uma técnica milenar de fazer redes com arame chamada “Kanaami”. As luminárias abaixo foram apresentadas pela Kohchosai Kosuga, uma companhia fundada em 1898 cuja especialidade é o artesanato com bambu.
O marceneiro Nakagawa-mokkougei é bastante conhecido pela produção dos tradicionais “ki-oke” japoneses – uma espécie de tonel, usado tanto para fermentação do arroz e do missô, como para rituais de banho. Este é um utensílio com mais de 500 anos de história, cuja tradição vêm sendo mantida e reinventada. Os “ki-oke” podem cumprir diversas funções, dependendo do seu tamanho, de banheira até champanheira, e inclusive como mesa de apoio ou banqueta (abaixo).
Para encerrar, a HOSOO é uma companhia fundada em 1688, especializada em tecidos de qualidade superior para design de interiores e moda. Seus produtos são amplamente reconhecidos pelas excepcionais técnicas de tecelagem que criam texturas tridimensionais. A foto abaixo é da coleção Harlequin, que usa um motivo gráfico clássico, porém reinterpretado com um delicadíssimo trabalho tátil.
www.arkpad.com.br/design/design-japones-feito-a-mao-na-feira-maison-et-objet
Nenhum comentário:
Postar um comentário