domingo, 5 de maio de 2013

Nenhum detalhe escapa

Designer é minuciosa com décor da própria casa

|

  (Foto: Bill Batten)
No efervescente universo do design e da decoração, uma jovem mulher tem se feito notar. Seu nome é Faye Toogood. Depois de oito anos atuando como editora de estilo na revista The World of Interiors, da editora Condé Nast, a designer britânica se lançou em carreira solo. Em 2008, abriu o Studio Toogood e, pouco depois, criou a marca Faye Toogood, de móveis. Entre seus clientes, nomes de peso como Vivienne Westwood, Selfridges, Christie’s e Pernod Ricard. Seu estúdio e sua casa ficam em Londres, cada um com seu estilo particular. Enquanto o primeiro é bastante contemporâneo – um local prático e espaçoso de paredes brancas –, o segundo se permite um ar barroco que valida as peças novas presentes no décor.
Sendo Faye uma designer de interiores, nada mais natural que ela tenha decorado sua própria casa. “Não foi meu primeiro projeto de interiores, mas é certamente o mais importante", disse. O ponto de partida foi a arquitetura em si, que data do século 19. A ideia era manter a beleza atemporal da construção antiga, mas lhe atribuir a personalidade tão atual da moradora. Resultaram ambientes que levam cores marcantes e mesclam móveis modernistas, peças vintage e elementos contemporâneos. No estar de paredes verdes, por exemplo, convivem a poltrona de madeira e couro da Soane, a poltrona Cité, de Jean Prouvé, o pufe Urchin, amarelo, de Christien Meindertsma, as luminárias negras de parede de Richard Taylor, as douradas Sigmar – ambas dos anos 1950 – e, no teto, o lustre de Serge Mouille. Assinados pela moradora, aparecem o tapete e a mesa de centro Element.
Por toda a morada, a designer deu atenção especial à tapeçaria – inteira com desenho autoral e execução artesanal, pela The Rug Company. Na sala íntima, há um tapete circular azul; na de estar, dois com motivos abstratos; e, no quarto, um tapete de alturas variadas é feito de lã e seda. Mas nenhum destes causa tanto impacto e deu tanto trabalho para ser feito quanto o carpete que reveste a escada e os corredores internos dos dois pavimentos. Com uma faixa direcional central que persiste por toda a sua extensão, os encaixes entre as fatias da peça foram um desafio. Deu trabalho, mas deu certo. Os ambientes por onde passa essa tapeçaria ganharam um caráter moderno e único. Para Faye, não há espaços mais e menos importantes na residência nem mesmo a circulação. Cada cômodo é, a seu ver, uma instalação.
  (Foto: Bill Batten)
Ainda que cada ambiente deva ter uma personalidade, Faye estipulou um plano de conexão para eles: as cores. Mais precisamente, os verdes e azuis. Trata-se de uma homenagem velada ao grande arquiteto milanês Gio Ponti e ao seu hotel Parco dei Principi, em Sorrento. É na sala íntima azul que o clima deste refúgio de férias extravasa, com uma imensa foto do mar, a cadeira TWB, da dupla Raw Edges, e as duas poltronas com ar praiano. É a tentativa de, em Londres, materializar luzes e cores do Mediterrâneo. Em oposição ao quadro, a poltrona Flag Halyard, de Hans J. Wegner, fica sozinha. Mas, em um projeto maduro, nada é deixado ao acaso. A cadeira que parece abandonada serve para encorajar um momento de relaxamento e o deleite do jardim.
O banheiro é um dos espaços mais vintage. Isso devido ao desenho dos azulejos e do piso, em padrão espinha de peixe. O branco domina, mas, para levar ao lugar alguma novidade, Faye salpicou algumas peças de cerâmica colorida no alvo esqueleto. Há a cadeira estilo Windsor e a banheira restaurada, adquirida na loja de antiguidades The Water Monopoly. Na cozinha, o piso de cerâmica reinterpreta o clássico parquet e, na área de jantar, adjacente, o mar retorna em preto e branco, fotografado por Hiroshi Sugimoto. Seguindo a toada do mobiliário artesanal, no quarto, as peças foram feitas por pequenas empresas e artesãos, a maioria com design assinado por Toogood. Parece que nada escapou ao olhar e planejamento minucioso da designer.
  (Foto: Bill Batten)

  (Foto: Divulgação)

  (Foto: Bill Batten)

  (Foto: Bill Batten)

  (Foto: Bill Batten)

  (Foto: Bill Batten)

  (Foto: Bill Batten)

  (Foto: Bill Batten)

  (Foto: Bill Batten)

www.casavogue.globo.com.br./Interiores/noticias/2013/01-casa-fay-toogoog.londres

Nenhum comentário:

Postar um comentário