O pavilhão de Toyo Ito para Hermès
A marca ocupa mais de mil m² na Baselworld
O pavilhão tem 34 m de comprimento e 19 m de largura – totalizando, internamente, 1.040 m² entre o piso térreo e o mezanino. Há ali 20 escritórios, quatro salas de reunião, centro comercial, lounge e copa. O principal material de acabamento é a madeira, tanto na fachada quanto no interior. Além dele, o projeto se vale de metal e vidro, basicamente. A malha externa, que parece encapar a construção em si, foi feita com 624 tiras de madeira independentes – algumas delas retilíneas, outras curvadas. Ao longo de todo o seu perímetro interno, o arquiteto posicionou 167 vasos de cinco espécies diferentes de plantas.
A atenção ao detalhe é um traço inegável de Toyo Ito. Ele assina também o mobiliário e as luminárias ali utilizados. Dentre suas criações, chamam especial atenção os elementos que expõem os relógios da Hermès. Essas peças, feitas a partir de um bloco de alumínio, parecem brotar do solo como flores metálicas. Cada unidade destas levou 250 horas para ser produzida. Um ótimo exemplo de precisão e valorização do trabalho artesanal. Outro detalhe importante da composição decorativa são os tecidos, que foram tingidos seguindo uma tradicional técnica japonesa que usa vegetais no processo. O japonês Toyo Ito, 71, foi o grande vencedor do prêmio Pritzker 2013, o mais importante da arquitetura mundial.
Além de tudo, pelo pavilhão estão expostas as fotografias de 20 artistas. Estas obras fazem parte da coleção de fotografias da Hermès.
www.casavogue.globo.com.br/Arquitetura/noticias/2013/05-o-pavilhão-de-toyo-ito-para-hermes
Nenhum comentário:
Postar um comentário