sábado, 21 de janeiro de 2012

DÉCOR DO DIA


O cinza, já foi dito, é uma cor que cai muito bem quando o intuito é criar uma decoração mais contemporânea. Quando dialoga com um cenário urbano de forma tão aberta como neste quarto na Austrália, então, chega a ser covardia. Tapete, parede e colcha – sem esquecer a megajanela – formam a base perfeita para que brilhem os azuis que dão o toque masculino no ambiente. Ícones do mobiliário moderno, como a mesinha lateral de Eero Saarinen e a cadeira Bubble, de Eero Aarnio, fazem deste um quarto único.


Estar, jantar e cozinha integrados, em um ambiente de acabamentos brancos e móveis pretos, de linhas retas. O que poderia ser um décor essencialmente minimalista ganha descontração e contemporaneidade com as luminárias da Foscarini para a Diesel Home Collection. No projeto do arquiteto Cecconi Simone para a casa em Toronto, no Canadá, rouba a cena o tapete amarelo, de recorte desconstruído, que dá uma injeção de energia ao conjunto.


Uma família moderna, com a cabeça aberta a experimentações quando se trata de decorar a casa, habita este amplo imóvel em São Paulo. Integradas num único plano, salas de jantar e estar combinam móveis de linhas contemporâneas com algumas peças mais clássicas e apostam em cores vivas que trazem personalidade a alguns pontos-chave. É o caso do roxo da parede à esquerda ou do verde da megaestante ao fundo, que tira partido da arquitetura do living, com pé-direito duplo. A madeira de demolição do piso completa o conjunto superatual, assinado pela designer de interiores Viviane Magri Dinamarco.


 

O estilo contemporâneo da residência decorada por Maximiliano Crovato na zona sul de São Paulo fica evidente nesta junção do hall de entrada com o living, marcada por diferentes tons de cinza e acabamentos variados. A começar pelos ladrilhos hidráulicos que compõem a parede do hall, um sopro de frescor gráfico que abre caminho para a sala de estar, onde impera o design moderno sempre atual. Deste ponto, vislumbra-se a luminária Twiggy, de Marc Sadler para a Foscarini, e a poltrona comprada na Micasa. A parede de pedras brancas traz um bem-vindo contraste ao ambiente.


Não é à toa que as poltronas e a mesa de centro desta varanda são baixas. A solução definida pela decoradora Renata Florenzano, autora do projeto de interiores do apartamento, abre espaço para o que realmente importa no ambiente: a estonteante vista do espigão da avenida Paulista, região mais alta da cidade de São Paulo. O estilo dos móveis, aliás, combina com um skyline assim, tipicamente bem paulistano: contemporâneos, porém discretos.


Às margens do rio Pinheiros, em São Paulo, fica esta varanda de um imenso apartamento decorado pelo arquiteto Dado Castello Branco. Fechado com vidros, o espaço se transformou em uma arejada e iluminada sala de estar. A leveza se faz presente nos móveis, de ligeira inspiração campestre, confirmada pelos vasos que margeiam o ambiente. Ao fundo, um bar com poltronas faz deste o lugar ideal da casa para os momentos de descontração em família.


O caráter masculino é marcante na composição de cores desta sala de jantar e living, criada pela designer de interiores Camila Valentini. Predominam o cinza e o preto em móveis inspirados em um padrão industrial, como o pendente fosco ou de design minimalista, como a mesa, os sofás e os tapetes. A atmosfera criada se justifica pelo perfil do morador: um homem solteiro, de meia-idade, que gosta de receber com frequência os amigos.



O estilo contemporâneo não precisa ser frio: é o que nos mostra essa casa nos Estados Unidos, cujos móveis com desenho clean combinam com o calor da textura da madeira e a intensidade do amarelo, pincelado nas cadeiras da sala de jantar e também em elementos mais discretos, como flores e almofadas. Isso tudo, somado à luz natural abundante e à integração total dos espaços, garante leveza ao décor dessa casa.
 Fonte:www.casavogue.globo.com/ interiores/decor-do-dia

Um comentário: