quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Playground Interativo

r
A criançada londrina está se divertindo: o playground interativo idealizado pelo arquiteto David Rockwell (que já tem até lugar cativo em Nova York, no parque Burning Slip) está passando pela cidade e, seguindo os moldes das lojas pop-up, deve ficar em Londres até o próximo dia 22.
O projeto chama-se Imagination Playground, e nada mais é do que um novo olhar sobre o bom e velho playground dos parques públicos, que, apesar de serem tradicionais, pouco evoluíram ao longo dos anos.
A proposta de David Rockwell é simples: peças soltas, fabricadas com polietileno biodegradável (não tóxico e resistente a germes e mofo), estimulam a interatividade entre as crianças e aguçam seu senso criativo. Ou seja, a criança manipula os blocos – disponíveis em dezenas de formatos distintos, componíveis ou não – e cria seu próprio espaço, que é facilmente transformado de acordo com a “fantasia” do momento.
O Imagination Playground levou cinco anos para sair do papel e é resultado da colaboração de Rockwell com o Departamento de Parques e Recreação da cidade de Nova York. A ideia deu tão certo que agora o modelo tem uma versão portátil, na qual os blocos são armazenados e transportados em carrinhos, o que aumenta ainda mais o leque de possibilidades de uso.
Vale novamente ressaltar que as peças podem ser jogadas no lixo, quando muito desgastadas, ou simplesmente devolvidas ao fabricante, que reutilizará o material para produzir novos blocos.
David Rockwell foi a Londres para o lançamento, realizado em um pequeno parque na região central da cidade, Coram’s Fields.  O arquiteto e CEO do Rockwell Group pôde observar de perto a reação das crianças que costumam frequentar o local e, em poucos segundos, viu seus leves e divertidos blocos cumprirem sua missão: divertir, integrar e  estimular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário