sábado, 29 de outubro de 2011

"Fermata ", No Museu Vale, ES

OsGemeos, os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, apresentam exposição inédita no Espírito Santo (Foto: Amanda Monteiro/ G1 ES)





O universo lúdico e crítico dos irmãos paulistanos Gustavo e Otávio Pandolfo, mundialmente conhecidos como OsGemeos, enche de cores e sensações o galpão do Museu Vale, em Vila Velha, no Espírito Santo. A exposição 'Fermata' é inédita e foi toda feita exclusivamente para o local. O público pode conferir o trabalho a partir desta sexta-feira (28). A visitação é gratuita.
Fermata é um termo do universo musical e significa, pelo dicionário, uma pausa prolongada, um intervalo para o que vem a seguir. Na exposição, as obras remetem ao intervalo dos pensamentos. As cores gritam e compõem com as formas geométricas. O tridimensional, seja em sensação, seja no palpável, está presente em todas as obras. Além das pinturas em telas grandes, com os conhecidos personagens amarelos que marcam o estilo da dupla, há obras interativas e esculturas gigantes.
"A ideia é provocar sentimentos no expectador, despertar a imaginação. Não gostamos de explicar. Arte não foi feita para se explicar, mas para se sentir", afirma Gustavo. A exposição foi encomendada há dois anos, pelo museu. E, desde o final de agosto, o galpão foi preparado para receber a obra dos irmãos. OsGemeos passaram o mês de outubro inteiro na cidade, imersos na criação.
A escultura que leva o mesmo nome da exposição remete a uma fusão de vagão, casa e caixa de música, trazendo na frente o rosto de uma mulher. Os elementos da obra se movimentam e uma música toca de fundo. A escultura foi desenhada pelos gêmeos e também contou com a ajuda do irmão mais velho deles, Arnaldo, na parte mecânica. Foi ele quem batizou a obra e a exposição.
Fermata, de OsGemeos, escultura mecânica em exposição no Museu Vale (Foto: Amanda Monteiro/ G1 ES)
 
 
Detalhe de obra da exposição Fermata, de OsGemeos, no Espírito Santo (Foto: Amanda Monteiro/ G1 ES)
 
'O homem que imaginou sem pensar', obra inédita de OsGemeos, em exposição no Espírito Santo (Foto: Amanda Monteiro / G1 ES)
Fonte:http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2011/10
 
FERMATA - Exposição de OsGemeos
Período:
de 28 de outubro a 12 de fevereiro
Museu Vale: antiga estação Pedro Nolasco, s/n - Argolas - Vila Velha - ES
Horário: de terça a sexta, das 8h às 17h; sábado e domingo, das 10h às 18h
Telefone: (27) 3333-2484

2 comentários: