sábado, 3 de novembro de 2012

Alison Berger – coleção “Tables of the Trade”

Design

Alison Berger, arquiteta, artista e designer texana, utiliza técnicas milenares de vidro soprado para criar formas que transcendam o tempo. A norte-americana, que já colaborou com grandes escritórios, como o de Frank O. Gehry, e também foi a primeira artista americana a criar uma linha de acessórios para a grife francesa Hermès, apresenta agora sua primeira coleção de móveis “Tables of the Trade”, na loja Holly Hunt, de Nova York. A exposição, que ocupa todo o mezanino do showroom da Rua 58, fica aberta até o fim do ano. Vale a pena conferir!

A coleção de Berger é uma homenagem ao belo – a arte e o artesanato. O traço comum em toda a linha é a ideia de pegar as formas tradicionais e reinterpretá-las com os materiais: vidro jateado, bronze gravado e aço. “Eu sempre tive um grande respeito por comerciantes e artesãos, como carpinteiros, ourives, joalheiros, pessoas que fazem coisas dia após dia, ano após ano, tendo grande orgulho do seu trabalho, mas recebendo pouco ou nenhum reconhecimento por isso. Esta coleção foi a minha homenagem a eles, porque muitas das coisas que eles criam são passadas de gerações, ainda que nem sempre conheçam as histórias das pessoas que os criaram”, explica ela.  A Mesa do Pintor, no alto, foi baseada no interesse da designer pelo pintor italiano Giorgio Morandi (1890 – 1964). Depois de ver imagens do estúdio do artista, Berger projetou uma peça cuja superfície é gravada com um padrão circular abstrato inspirada na mesa de trabalho de Morandi, na qual depois de anos de uso, as marcas sobre a mesa, deixadas por objetos, tornaram-se um intrincado de círculos. Acima, o Banco de Carpinteiro foi inspirado nos bancos dos trabalhadores, mas aqui Berger reinterpretou com uma laje de vidro, de duas polegadas de espessura, que repousa sobre uma base de aço com pátina negra.

Para criar a estrutura circular da Mesa do Joalheiro, acima, a designer se inspirou em uma lupa. O tampo de vidros fundido lembra uma pedra preciosa. Abaixo, a Mesa do Escritor é composta de várias camadas de vidro preto, cada uma de uma espessura diferente, que ganharam palavras gravadas. A Mesa do Escritor é feita de bronze, e há também a versão em console. “Quando estava projetando essa coleção, eu queria ter certeza de que as peças não eram apenas bonitas de se olhar, mas funcionais. Esse é o meu teste na escolha do mobiliário para minha própria casa. Posso não usar sempre os móveis, mas quando eu passo por eles, seja no meu corredor, na sala, ou no quarto, devem ser agradáveis aos meus olhos e têm que me deixar feliz por trazê-los para minha casa”.
www.talk.arkpad.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário