sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Ciel de Paris – Noé Duchaufour-Lawrance



O designer francês Noé Duchaufour-Lawrance, de quem já falamos aqui, adaptou um restaurante no topo do prédio mais alto no centro de Paris. O projeto fica no 56 º andar da Torre Montparnasse, a 210 metros de altura. Chamado Ciel de Paris, o bar e restaurante oferece uma belíssima vista panorâmica da cidade, com destaque para a Torre Eiffel.

Principal elemento do espaço interno, a iluminação chama bastante atenção. Centenas de espelhos circulares – iluminados por trás – cobrem o teto em uma disposição que não apresenta um padrão definido. Conhecido pelo uso de formas orgânicas, Duchaufur-Lawrance imprime com essa configuração uma forte marca de seu estilo.

Bolas desenhadas no chão e móveis com base circular se somam aos espelhos para circunscrever todo o espaço à essa ousada dinâmica. A cor predominante é o âmbar, misturado ao cinza e ao laranja. O que o designer fez foi celebrar a Cidade-Luz, criando um desenho que brilha como ela e borbulha como Champanhe.

No conjunto, Ciel de Paris consegue ser ao mesmo tempo futurista e acolhedor, e talvez esse seja o maior triunfo alcançado pelo designer nesse projeto. Os móveis e ilhas desenhados pelo próprio Duchaufour-Lawrance podem até lembrar algum filme de ficção científica, mas as clássicas toalhas brancas sobre as mesas não deixam dúvida: trata-se de um restô elegante, que por obra de seu autor tem uma estética particular e sutil.

Usando cores e materiais leves, acompanhados por formas orgânicas e texturas suaves, o projeto cria um sentimento de suspensão que é complementar à altura em que se encontra o restaurante. O visual alcançado é póetico, e revela toda sensibilidade e talento deste jovem designer francês que vive o auge de sua carreira.
 
 www.arkpad.com.br/ciel-de-paris-noe-duchaufor-lawrence

Nenhum comentário:

Postar um comentário