sexta-feira, 26 de abril de 2013

Em Milão: instalação dos irmãos Bouroullec para BMW



Os designers Ronan and Erwan Bouroullec, de quem já falamos aqui antes, apresentaram durante a feira de Milão uma instalação para a marca BMW. Implantada no pátio da Facoltà Teologica dell’Italia Settentrionale, a obra pode ser descrita como uma espécie de carrossel moderno.

“Quiet Motion”, ou Movimento Silencioso, foi feito para a divisão de carros elétricos da BMW, que tem um foco maior em sustentabilidade. A estrutura foi composta por quatro plataformas cilíndricas, com tiras de tecido penduradas nas bordas, e assentadas sobre discos feitos de cortiça. Tanto os discos quanto as plataformas giratórios, mimetizando o movimento de uma grande engrenagem.

Os visitantes podiam subir no interior das cortinas de tecidos e relaxar enquanto o mundo girava lentamente à volta deles. “O público foi convidado a entrar na obra e fazer parte do movimento”, explica Erwan Bouroullec.

Fazendo um paralelo com a indústria automobilística, os irmãos Bouroullec acreditam que pelo fato dos motores elétricos tornarem os carros mais silenciosos, a experiência de condução e o design de interiores dos veículos passarão a ser mais simplificados e relaxantes: “Nós tentamos interpretar o que significa ter um carro elétrico. O que propomos com esta instalação é dizer que movimento e energia, em geral, provavelmente serão mais silenciosos e suaves, e menos associados a velocidade e agressividade”.

Em termos de materiais, os designers combinaram acabamentos comuns ao design do carro, como pintura da carroceria e couro, com materiais mais associados a móveis e interiores, como cortiça e tecidos. “Estamos cada vez mais cercados por materiais que parecem falsos”, diz um dos irmãos Bouroullec. “Na indústria de móveis você usa menos materiais e menos componentes. Acho que os interiores de automóveis têm de voltar para materiais que são mais claros, mais simples, e mais compreendidos pelas pessoas e clientes.”
 
www.talkarkpad.com.br /design-em-milao-instalacao-dos-irmaos-bouroullec-para-bmw

Nenhum comentário:

Postar um comentário