sexta-feira, 26 de abril de 2013

MOST de Tom Dixon, em Milão



Pelo segundo ano consecutivo o evento MOST foi uma das grandes atrações da Design Week de Milão. Tom Dixon, seu idealizador, é um dos maiores nomes do design britânico e possui desde 2002 uma marca com seu nome, empenhada na inovação e com a missão de reavivar a indústria de móveis britânica. O evento ocorreu no sugestivo Museu da Ciência e da Tecnologia Leonardo da Vinci, em meio a trens, barcos e aviões de época, em 40 mil metros quadrados onde se desenvolveu o tema “Disrupting Design: retornando o poder ao designer e desafiando o status quo”. O evento iniciava com a apresentação da nova coleção de Tom Dixon “The Rough and The Smooth”. O visitante passeava em um cenário de armazém, onde estavam expostas as novas luminárias e móveis em meio a pallets, tapumes e caixas:


Havia ainda uma English Tea House projetada pelo designer, que utilizou como decoração as últimas peças da coleção Eclectic:

O espaço do subsolo e o edifício externo ao Museu contaram com exposições e instalações de grandes marcas internacionais, escolas e designers da Polônia, Holanda, República Checa, França, China, Japão, Escandinávia e Reino Unido. Destaque para o projeto “Glass is Tomorrow”, organizado pela Pro-Materia e parceiros co-organizadores com o objetivo de estabelecer um intercâmbio mais fluido de conhecimentos e competências entre o vidro e os profissionais de design da Europa:

Os artistas belgas do Studio Job apresentaram a coleção Job Office, produzida pela marca holandesa Lensvelt, na monumental Sala Cenacolo do Museu, que favoreceu um belíssimo contraste com as peças minimalistas expostas:

Constituída por luminária, mesa, aparador e armário brancos e de linhas puras, a coleção contava com um elemento extra de cor dourada e de tamanho intencionalmente exagerado em cada peça: interruptor, nariz, fechadura ou chave. Contribuíam para a comunicação do projeto os pôsters de grandes personalidades públicas com o nariz dourado:

Em um espaço dedicado aos trens a vapor do século 20 foi apresentada a coleção Adidas by Tom Dixon, através da instalação ‘The Capsule’. Procurando explorar novas formas e materiais tecnológicos que permitem ser mais leves e fáceis de se transportar, a coleção inclui vestuário que se transforma em bagagem e equipamento para camping. Partindo da ideia de que cada elemento deva estar em conformidade com as necessidades do viajante e que possa se transformar de acordo com as fases da viagem, como no caso de um casaco que se transforma em saco de dormir, a coleção era composta por 20 peças que estarão disponíveis no mercado a partir de novembro de 2013
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