quinta-feira, 18 de julho de 2013


Projeto de loja com foco na experiência do consumidor

A marca australiana Crumpler & Prahran vende basicamente mochilas, cases para equipamentos eletrônicos e acessórios de viagem. Porém, sua nova loja em Melbourne vende muito mais do que isso. O projeto dos arquitetos Ryan Russell e Byron George (do escritório Russell & George) mistura o real e o virtual, criando uma experiência dinâmica entre online e offline para envolver os consumidores em uma atmosfera de tecnologia, viagem e exploração.
Desenhado como uma grande gaiola de luz, o espaço foi baseado em uma abstração sobre como seria entrar em um pixel de luz da tela de um computador. A estrutura modular que contém o grid de luz é suspensa e acompanha todas as paredes da loja. Essas luzes não são fluorescentes e nem tampouco foram especificadas, pois esse novo composto entre neon e LED foi criado pela equipe de design e fabricado pelo contratante especificamente para esse projeto. Segundo os autores, isso foi feito para reduzir o consumo de energia.
Na maioria dos layouts comerciais uma das intenções é chamar a atenção de quem está na rua. Com esse inovador grid de luz, a loja não só gera uma impressão positiva para o entorno e para quem passa na rua, como ela se caracteriza quase como uma instalação de arte, a qual não basta ver de longe, é preciso entrar para ter a experiência. Além de tudo isso, o sistema serve ainda para iluminar e emoldurar os produtos.
Além das gaiolas de luz, há três grandes telas onde paisagens reais e ficcionais são projetadas, interagindo umas com as outras, em 2D e 3D. O convite é para que os consumidores usem óculos 3D e tenham uma experiência de imersão na loja, em meio aos produtos. Os móveis do mostruário tem faces espelhadas para prolongar essa sensação espacial de realidade aumentada. Segundo os autores, “a loja é tanto sobre educação e diversão como sobre vender produtos. Ela busca amarrar o mundo virtual ao mundo real, criando uma experiência que um consumidor não pode ter em casa ou online”.
 www.talk.arkpad.com.br/projeto-de-design-com-foco-na-experiencia-do- consumidor-

Nenhum comentário:

Postar um comentário