segunda-feira, 24 de junho de 2013


Casa metálica para sobreviver ao clima

Arquiteto leva ar industrial a casa de campo nos EUA


  (Foto: divulgação)
O lar de fachada metálica em Orange County, na Califórnia, pertence a um fazendeiro da região. Depois que a residência anterior foi consumida pelo fogo, o proprietário contratou os serviços do escritório Daly Genik Architects para que uma morada mais moderna fosse erguida para ele. Dentro do terreno, a área ideal foi escolhida com base na orientação solar e na topografia. Como as temperaturas caem drasticamente no inverno, foi preciso encontrar uma fatia de terra onde a casa estivesse protegida.

A nova morada de 260 m² justifica seu tamanho pelas visitas constantes das filhas já emancipadas do morador e de suas famílias. O edifício pode ser entendido como a união de três sólidos. O posicionamento de três retângulos acaba por formar um “U”. Ao centro desta montagem repousa uma grande piscina azul. Pelo lado de fora se percebe uma temática: a reflexão. O sol cria desenhos interessantes ao ser refletido nas águas e nos painéis de alumínio das portas e janelas. Por dentro, o acabamento mescla madeira compensada e concreto aparente.
Os dois caixotes laterais são destinadas aos dormitórios. Lá, a fachada abre-se por meio de aberturas levadiças. Essas peças têm diversas justificativas. Visam garantir que os moradores possam desfrutar o máximo possível da bela paisagem local; servem como protetores solares durante o verão de calor intenso; e, durante o inverno, é possível posicionar as placas de modo a jogar luz solar para dentro da sala de estar e sala de jantar.
Quando abertas as portas e janelas, cria-se uma grande área sombreada em torno da construção, revestida com concreto corrugado, para garantir a boa performance termostática. Essa artimanha permite que o edifício permaneça resfriado, mesmo quando sob o forte sol da Califórnia.
Sem dúvida trata-se de uma morada bastante diferente das demais da região. Seu visual traz uma nova proposta: levar construções contemporâneas com apelo industrial ao campo.
   (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)
 
www.casavogue.globo/Arquitetura/noticias/2013/06/casa-metalica-para-sobreviver-ao-clima

Nenhum comentário:

Postar um comentário