segunda-feira, 24 de junho de 2013


A cobertura de 360 m² do arquiteto

O belo lar de quem projeta para viver

  (Foto: Rogério Maranhão)
Esta cobertura de 360 m² em Fortaleza, CE, passou por uma reforma completa. Nada escapou à prancheta dos arquietos Amanda Câmara e Valter Costa Lima, da Tetu Arquitetura. Foram trocadas todas as instalações básicas: elétrica, hidráulica e sanitária. Houve também intervenções estruturais e substituição de revestimentos e acabamentos. Concebido em 2011 e finalizado no ano seguinte, o projeto tem por essência a amplitude dos espaços e o conforto do morador, o próprio arquiteto.

Trata-se de um apartamento contemporâneo, sem abrir mão do conforto. A primeira medida foi substituir a escada helicoidal por outra mais confortável e bonita, de aço corten em balanço. A parede onde estão engastados os degraus foi revestida com mármore travertino romano bruto – o que gera uma composição bem interessante. As vigas metálicas instaladas para a abertura do vão da nova escada acabaram servindo de suporte para os trilhos da iluminação da sala. Os arquitetos optaram por abrir mão de forros de gesso.
O retrato de Andy Warhol, pintado pelo gaúcho Julio Ghiorzi, junto à tela de grafite O caminho das pedras e o pescador de ilusão, do baiano Toz, dão boas vindas ao visitante. Ao lado, a poltrona Mole, de Sérgio Rodrigues, e a luminária Anglepoise Giant compõem o ambiente de leitura. Ainda na sala de estar, tem a poltrona Slow Chair, cor-de-rosa, da Vitra, o sofá da Ouvidor Desgin e a mesa de centro do designer Zanini de Zanine. O tapete é de Guiomar Marinho. Este lar é repleto de peças de designers nacionais.
  (Foto: Rogério Maranhão)
Na sala de jantar os móveis são também da Ouvidor Desgin. Cobrem a parede as obras de Ascal, Descartes Gadelha, Roberto Galvão e Rian Fontenele. A divertida e colorida luminária é da Flower Pot & Tradition. O primeiro pavimento, antes ocupado por três suítes e um estar íntimo, hoje contém um quarto de hóspede com banheiro e o amplo quarto de casal com closets e banheiro. No dormitório principal vê-se, além da grande cama, o sofá da Empório Beraldin, a penteadeira antiga, reformada e pintada de amarelo, e tela de Rian Fontenele.
Na cobertura, o ambiente de TV fica entre duas varandas. O pátio, que antes não agregava funções pela falta de infraestrutura, depois da reforma ganhou bar, cobertura de vidro com estrutura metálica, jardim vertical com fonte, bica, hidromassagem, gramado e mobiliário novo. O espaço foi transformando num local funcional e confortável – ótimo para receber os amigos de forma acolhedora. Os móveis da área externa são da Ouvidor Design e o painel cerâmico é da Cerbras. O piso é de limestone, da RL Mármore.
  (Foto: Rogério Maranhão)

  (Foto: Rogério Maranhão)

  (Foto: Rogério Maranhão)

  (Foto: Rogério Maranhão)

  (Foto: Rogério Maranhão)

 www.casavogue.globo.com./Interiores/noticias/2013/04/cobertura-de-360-m-do-arquiteto
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário