segunda-feira, 24 de junho de 2013

Tudo às vistas, inclusive o concreto

Planta aberta para poder sempre mudar


  (Foto: Victor Affaro)
“Adoramos mudar o layout”, foi a informação mais importante que o arquiteto e designer Maurício Arruda recebeu de seus clientes. Tal relato o fez tomar duas atitudes que definiram “a cara” do projeto deste apartamento, de 200 m². Para início de conversa, Arruda colocou a marreta em uso, derrubando a maioria das paredes da morada. Depois, refez integralmente os sistemas elétrico e hidráulico, as esquadrias e as portas. Ao fim desta reforma profunda, o apartamento da rua Maranhão, em Higienópolis, estava irreconhecível. Era como se os donos do lugar tivessem ganhado um lar inteiramente novo,
No entanto, restaram em muitos cantos do apartamento resquícios históricos. Indícios que garantem que tal construção data da década de 1950. Entre eles, o piso original do imóvel, de ipê, que contrasta de modo descontraído com a estrutura de concreto aparente revelada. O antigo imóvel segmentado nas mãos de Arruda se transformou num loft cheio de flexibilidade e juventude. A maior parte da planta é integrada. Não há quebras entre o estar, a sala de jantar, o home theater, a biblioteca e a cozinha. Apenas as duas suítes, o lavabo e a lavanderia permanecem independentes do grande salão.

Ciente da paixão do casal pelo rearranjo dos móveis, o arquiteto usou de inteligência. Instalou em diversas paredes de um mesmo cômodo saídas elétricas de tipos diversos. Além disso, deixou desenhada uma série de layouts alternativos para os ambientes. No quarto principal, é possível posicionar a cama de três modos diferentes. O home theater também pode ser instalado em quatro locais. Mas a versatilidade não para aí. A mesa de bilhar da sala se transforma em mesa de jantar e vice-versa. Pelo décor, há várias peças de autoria de Maurício Arruda, como a cadeira Pallet, a mesa Andorinha e os móveis da linha José.

As poltronas Thonet, um sofá, os tapetes orientais e a estante são heranças de família. Assim, entre modernidade e antiguidades, fez-se esta residência contemporânea. O trunfo deste apartamento, sem dúvida, é sua nova amplitude. A alvura das paredes e a ligação entre tantos ambientes são o cenário de um jogo movimentado de materiais e peças. Nem minimalista nem exuberante, a decoração deste lar é bem-medida. Há mais espaço de sobra do que área ocupada. Outro detalhe lúdico de bom gosto é a repetição do azul-royal. Ele está na cozinha, no banheiro e na mesa de bilhar.
  (Foto: Victor Affaro)

  (Foto: Victor Affaro)

  (Foto: Victor Affaro)

  (Foto: Victor Affaro)

  (Foto: Victor Affaro)

  (Foto: Victor Affaro)

  (Foto: Victor Affaro)

  (Foto: Victor Affaro)

  (Foto: Victor Affaro)

  (Foto: Victor Affaro)

  (Foto: Victor Affaro)

www.casavogue.globo/Interiores/ noticias/04/2013/  tudo-vistas-inclusive-o concreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário