domingo, 8 de julho de 2012

The Shard

Londres com vista para o mar

 

 

 

  (Foto: © Sellar)
O Tâmisa, o Big Ben e (por que não?) a Rainha Elizabeth são alguns dos símbolos máximos de Londres. Mas, quem dispuser de até € 62 milhões (o equivalente a RS$155,7 milhões) poderá incluir nesta lista uma inesperada vista para o mar. Isso porque, em dias claros e de céu limpo, será possível avistar o Oceano Atlântico desde um dos apartamentos da London Bridge Tower, o arranha-céu também conhecido como The Shard (em português, caco de vidro), cuja construção acaba de ser concluída.
Com projeto do italiano Renzo Piano (Pritzker em 1998), a torre multiuso tem 72 andares e 309,6 m de altura. Do térreo ao 33º piso, ela será ocupada por escritórios e restaurantes, enquanto o Shangri-La Hotel e Spa ocupará do 34º ao 52º pavimento, com 200 suítes. Os últimos andares abrigarão galerias e mirantes. Mas os andares mais concorridos - e caros - do The Shard vão do 53º ao 65º, onde 10 apartamentos de alto luxo estão à venda por preços que variam entre 37 e 62 milhões de euros.
  (Foto: © Sellar)
Motivos não faltam para que as residências de um ou dois andares custem verdadeiras fábulas. Além de situar-se no concorrido bairro de South Bank, o edifício de vidro já é considerado um marco arquitetônico de Londres por conta de sua altura e, sobretudo, por sua forma afunilada. As visuais também justificam parte desse valor: além de vista panorâmica de 360° para a cidade, os apartamentos avistam o mar nos dias de céu limpo, quando a visão alcança até 66 km a distância.
Outras cifras impressionantes marcam a história do edifício. Mais de 95% dos materiais de construção utilizadas durante a obra são recicláveis, incluindo os quase 11 mil painéis de vidro de sua fachada, que totalizam uma área equivalente a oito campos de futebol. E para circular pelo edifício, e assim conhecer sua impressionante arquitetura, visitantes e moradores dispõem de nada menos do que 44 elevadores.
 www.casavogue.com.br/arquitetura/noticias/2012
  (Foto: © Sellar)

  (Foto: © Sellar)

  (Foto: © Sellar)

  (Foto: © Sellar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário