sexta-feira, 24 de maio de 2013

Grand – design de alto padrão com influênciada moda


O designer Mathieu Gustafsson e carpinteiro Niklas Karlsson, ambos suecos, combinaram visão criativa e habilidades para criar a nova marca de design de alto padrão Grand, baseada em Estocolmo. O nome é uma alusão às grandes ambições da dupla tanto na área de artesanato como de design.

Lançada durante a Feira de Móveis de Estocolmo, a primeira série de móveis tem um tema bem específico: armários projetados com detalhes inspirados em bolsas. Muitos detalhes dos acessórios de moda têm paralelos com o mundo do mobiliário, e por isso permitiram sua tradução em outras formas com funções similares. Os designers apostam que os detalhes conhecidos incorporados a um novo contexto tornam os objetos interessantes.

No caso do armário acima, chamado Light, tem um padrão interessante obtido pela transparência da trama de rattan, comum também no encosto de cadeiras. Um detlhe funcional importante dessa peça é manter as roupas arejadas. Já no armário Lock, baixo, o mecanismo de fecho tipo “bloqueio de bola” é o detalhe mais evidente de sua correlação com as bolsas, que continua no delicado espaço interno revestido com pinho.

Toda a produção é feita na Suécia. A ambição de Grand é criar móveis sem comprometimento com algum tipo de produção, design ou material, usando como fórmula a soma entre design contemporâneo e artesanato high-end. Tanto a composição do estúdio como a proposta e o design dos produtos seguem as mesmas premissas de seus conterrâneos – e evidentemente concorrentes – que formam o Snickeriet, de quem já falamos aqui.

Para completar o ciclo, os designers também fizeram o caminho inverso, e como em uma brincadeira de retroalimentação criaram as peças abaixo, que são conceitos de moda feitos a partir dos componentes usados em suas peças.
 
www.talkarkpad.com.br/design/grand-design-com-influencia-da moda

Nenhum comentário:

Postar um comentário