sexta-feira, 24 de maio de 2013



O lar de Ottavio e Rosita Missoni

Uma morada cheia de cor e memórias

  (Foto: Beppe Brancato)
* A reportagem a seguir foi publicada originalmente neste site em 11 de março de 2011. Por ocasião do recente falecimento de Ottavio Missoni nesta quinta-feira (9), aos 92 anos, recuperamos a matéria de nosso arquivo, com o intuito de homenagear este homem que revolucionou o mundo da moda. Sua marca, a Missoni, ficou conhecida especialmente por seus tricôs geométricos e por suas estampas em ziguezague. Ottavio morreu em sua casa na cidade de Sumirago, na Itália, deixando viúva sua sócia, Rosita.
Quando se trata de moda e design, a grife italiana Missoni é referência com suas cores e padrões exuberantes. No comando da marca estão Rosita e Ottavio (Tai, como é chamado pelos amigos). A residência do casal, com 450 m², fica nas colinas de Varese, nos arredores de Milão. É dividida em dois pavimentos e rodeada por um extenso jardim. A decoração personalizada é assinada por Rosita: “A casa é meu ninho. Eu acumulo todas as coisas que gosto: mobiliário, arte e objetos antigos e modernos”.
A morada é um refúgio perfeito, diz a proprietária. "Aqui eu coloco amor e coleciono minhas paixões, entre elas elementos da coleção Missoni Home." Tecidos e tapetes da marca convivem com peças de designers como Hans Wegner e Antonio Citterio. Mas um móvel em especial arrebata o casal: "A mesa de centro pintada pelas nossas netas, Margherita e Jennifer, quando eram pequeninas".
Rosita e Ottavio se conheceram em Londres durante os jogos olímpicos de 1948. Ela era estudante, oriunda de uma família de fabricantes de tecidos; ele, integrante da equipe italiana de atletismo. Cinco anos depois, já casados, abriram o primeiro negócio de tecelagem em Gallarate, na Lombardia.
Da Itália, suas criações viajam o mundo. No Brasil, a grife tem lojas em São Paulo e Brasília. Agora a conquista é a hotelaria, com a recente inauguração do hotel-boutique Missoni em Edimburgo, na Escócia, e mais um no Kuwait previsto para este ano. Em 2012 deve ser a vez do Brasil.

 
  (Foto: Beppe Brancato)

  (Foto: Beppe Brancato)

  (Foto: Beppe Brancato)

  (Foto: Beppe Brancato)

  (Foto: Beppe Brancato)

  (Foto: Beppe Brancato)

  (Foto: Beppe Brancato)

  (Foto: Beppe Brancato)

  (Foto: Beppe Brancato)

  (Foto: Beppe Brancato)

 www.casavogue.globo.com./Interiores/noticias/2013/05-o-lar-de-ottavio-e-rosita-missoni
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário