sexta-feira, 24 de maio de 2013

Snickeriet – mobiliário high-end feito à mão


Premiada com o Swedish Design Award, da Svensk Form (Sociedade Sueca de Artesanato e Design) a nova marca Snickeriet aposta na união entre design e trabalho artesanal refinado. A primeira coleção reúne quatro peças de design high-end: uma escrivaninha, uma luminária pendente, um armário e uma cristaleira. Snickeriet, que em sueco significa carpintaria, é uma empresa que atua em duas frentes: a execução de projetos sob-medida e a marca de mobiliário com fabricação própria.

Formado por dois carpinteiros e dois designers, o estúdio com sede em Estocolmo tem na parceria entre as diferentes áreas a base de seu trabalho. Segundo o diretor criativo da marca Karl-Johan Hjerling, “como designer você procura alguém que possa realizar o seu trabalho. Como um marceneiro que você olha para as tarefas desafiadoras além de sua zona de conforto. Snickeriet é uma plataforma no ponto de interseção, onde tudo desde a ideia até a produção está em nossas próprias mãos. Podemos deixar cada idéia se desenvolver da forma mais direta possível e trabalhar com soluções que foram rejeitadas pela maioria dos outros produtores de móveis”.

Ultra-minimalista, a escrivaninha Verk é uma mesa de trabalho feita de uma única gaveta sustentada por uma estrutura metálica. O foco desta peça está na construção de uma gaveta perfeita – um atributo que mede as habilidades de um carpinteiro e que este aperfeiçoa durante toda sua jornada. Os vazios entre a gaveta e o quadro de aço criam a identidade da peça e oferecem espaço para pendurar ou apoiar objetos.

Fa é uma palavra antiga em sueco que se refere a animais domesticados pelo homem. A luminária Fa leva esse nome porque é feita de couro. Pressionado em uma forma tridimensional, o material é levado ao limite antes de ser lacado com múltiplas camadas. O processo preserva o caráter orgânico do couro, mas o torna rígido e estável ao mesmo tempo. “Como espectador é difícil compreender que algo tão suave e orgânico pode tornar-se tão duro, e que você pode controlar a forma tão bem”, atesta o designer Karin Wallenbeck.

Toda a produção é feita à mão pelos marceneiros Gunnar Dahl e Karolina Stenfelt, que acumulam experiência profissional junto a escritórios de arquitetura e design. Os designers Karl Johan Hjerling e Karin Wallenbeck são diretores de criação e assinam o desenho das peças. Todos eles são jovens talentosos e premiados que obtiveram experiência atendendo diversos clientes no mercado antes de montar sua própria empresa.
 

A ambição do desenho da cristaleira Frank foi revelar o trabalho manual e tornar totalmente franco e visível o processo de construção, mostrando como se dá a união dos materiais ou o movimento do parafuso de travamento quando utilizado. A peça é constituída por dois elementos separados: a estrutura de madeira e o corpo feito de plexi vidro – um material que não faz parte da carpintaria tradicional, mas que foi tratado da mesma forma que a madeira seria. Como característica do design high-end, cada detalhe demonstra enorme cuidado e acabamento impecável. A fechadura e a chave são um ótimo exemplo desse detalhamento.
 


A marcenaria avançada é frequentemente associada com mobiliário antigo e estética clássica. Nós preservamos e fazemos uso das habilidades e das técnicas tradicionais em tudo o que fazemos, mas aplicamos a novas expressões e também estamos desenvolvendo novas técnicas”, explica o carpinteiro Gunnar Dahl.

A última peça da coleção, Havet é um armário feito de pinho. O tratamento da superfície se assemelha a um mar tempestuoso, criada pela combinação de artesanato tradicional com uma técnica não convencional. O padrão é esculpido à mão usando uma rebarbadora. Assim como a superfície do mar de vento, cada gabinete produzido será único. “O gabinete chama a minha mente para pinturas a óleo expressionistas, em vez de mobiliário”, pontua Karl-Johan Hjerling. Primeiro, o gabinete é construído como um armário clássico, com ângulos retos, e com todos os detalhes no lugar. Os carpinteiros então esculpem o padrão distinto – um processo que exige tanto tempo quanto a construção do próprio gabinete. Essa textura é esculpida em todos os lados e em todos os detalhes externos, criando um gestalt monolítico e escultural.

O processo exploratório é o que une as quatro peças dessa coleção. Embora cada peça seja um projeto separado, com direção e estilo próprios, a ousadia e a inovação as mantém unidas. A relação estabelecida, de igual para igual, entre carpinteiros e designers é o que torna único o processo criativo do Snickeriet. No intercâmbio entre o ofício de imaginar e o de produzir, todos os procedimentos e técnicas são explorados e avaliados, as propriedades dos materiais são questionadas, analisadas e levadas aos seus limites. O resultado é uma estética pura, que evita complexidades e se apoia fortemente na expressão dos materiais, na síntese de formas essenciais e no poder da objetvidade.


 www. talk.arkpad.com.br/design/snitckeriet-mobiliario-high-end-feito-a-mao

Nenhum comentário:

Postar um comentário