quarta-feira, 29 de maio de 2013

Tradição chinesa em Melbourne

Restaurante resgata origens de seu chef

|
  (Foto: Shannon McGrath)
Ao viajar para Melbourne, na Austrália, muito mais do que apenas conhecer a cultura local, é possível também experimentar alguns sabores de Xangai no restaurante David's. O conceito nasceu do proprietário e chef, o chinês David Zhou, que desejava levar um pouco de sua terra para os frequentadores do local. Para tanto, o estúdio de arquitetura australiano Hecker Guthrie, responsável pelo projeto arquitetônico, optou por quebrar os esteriótipos do design chinês e investir em paredes e piso claros, com mobiliário industrial, dando assim um toque requintado, casual e contemporâneo ao ambiente.

No teto de gesso vigas de madeira estão expostas e nas janelas podem ser vistas garrafas de vidro que revelam uma estrutura repleta de simplicidade e rusticidade. As referências asiáticas ficam a cargo das luminárias do designer francês Arik Levy, que recriam o formato tradicional das lanternas de papel chinesas. Por todo o espaço os móveis, escolhidos aleatoriamente, formam um conjunto harmônico de elementos soltos que, combinados, chegam a um equilíbrio.

“Prateleiras, armários, balcão e adega estão empilhados por todo o local, fazendo uma ponte entre decoração e praticidade”, afirma Hecker Guthrie. Para ele, deixar de lado o tradicional vermelho que caracteriza a decoração chinesa e investir em elementos sutis, como as luminárias, resgata a velha Xangai, alcançando o desejo de seu cliente.

O chef David Zhou acredita que se uma pessoa tem emoção ao falar de algum lugar significa que ela não o esqueceu. E é dessa forma que ele fala de sua terra natal e, agora, do David's. Por isso o menu foi baseado em uma de suas melhores lembranças: os pratos típicos da área rural de Zhouzhuang, em Xangai. Assim a comida caseira revela um tempero característico, em um ambiente cheio de tradição, mas com design contemporâneo.
  (Foto: Shannon McGrath)

  (Foto: Shannon McGrath)

  (Foto: Shannon McGrath)

  (Foto: Shannon McGrath)

  (Foto: Shannon McGrath)

  (Foto: Shannon McGrath)

  (Foto: Shannon McGrath)

  (Foto: Shannon McGrath)

  (Foto: Shannon McGrath)
  www.casavogue.globo.com/LazerCultura/noticias/2013/05/tradiçao-chinesa-em-melbourne

Nenhum comentário:

Postar um comentário