segunda-feira, 18 de março de 2013

9 lavabos decorados com criatividade

Inovação sem limites em espaços reduzidos

O lavabo é um ambiente que, em muitas casas, ganha bastante atenção no décor. Por se tratar de um cômodo quase à parte, com personalidade própria, ali, tudo é permitido. Nestes pequenos espaços, decoradores, arquitetos e moradores ousam e brincam com cores, texturas e padronagens diversas. A Casa Vogue selecionou nove ótimos projetos para você se inspirar. Do lavabo rústico ao clássico, passando pelo contemporâneo, há de tudo na listagem. Confira!
  (Foto: divulgação)
Surpresa visual
Se o lavabo é um ambiente em que se pode ousar, este projeto é a perfeita tradução dessa ideia. A impactante mistura do vermelho e do preto foi explorada para criar um espaço surpreendente. Todas as paredes e o piso do ambiente foram revestidos com pastilhas de vidro da italiana Bisazza, na padronagem Key Red, assinada pelo arquiteto Carlo Dal Bianco. A bancada da pia abriga a cuba Acquagrande, de Giulio Cappellini e Roberto Palomba para a Ceramica Flaminia – lançada em 1997 na feira Abitare il Tempo, a peça tornou-se um ícone na época devido ao seu rigor geométrico. O lustre de cristal Vladimiro, do estúdio Lolli & Memmoli, e o pufe da Fenizia Design Studio completam o espaço.
_________________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
Luxo em cinza
A arquitetura limpa e de linhas retas, aliada à escolha criteriosa dos materiais, resultou no visual sofisticado e acolhedor do lavabo de um apartamento no condomínio Cidade Jardim, em São Paulo. Concebido pelo designer de interiores Marco Aurélio Viterbo, o ambiente de 4,50 m² tem paredes revestidas com seda da Safira Sedas, na cor cinza com nuances em prata. A tonalidade faz contraponto ao off-white da pedra Caesarstone, da Marmobello, usada na bancada da pia e no piso. O dourado das molduras do espelho e da gravura, ambos da Orbi Brasil, é destacado pela iluminação embutida na sanca e da luminária Cubetto, na Wall Lamps. Sobre a bancada, bandeja e perfumeiro da Baccarat.
_________________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
Impacto pixel a pixel
Para este projeto, os moradores haviam feito um pedido inusitado ao designer de interiores Leornardo Di Caprio. Queriam que o revestimento usado no lavabo pudesse ser reaproveitado em um endereço futuro, já que o jovem casal mora provisoriamente no apartamento próximo ao Parque Ibirapuera, em São Paulo. A ideia do designer foi criar um ambiente impactante e inovador, forrando seus 2,30 m² com um revestimento que desse uma aparência pixelada e de relevo. Comum trabalho manual semelhante ao da marchetaria, foram encaixados, um a um, 5.500 cubos de MDF laqueados ou revestidos com folha natural de imbuia, que percorrem paredes e teto. Batizado de Osbloco, o sistema será vendido em caixas, na A Lot Of, a partir de 2013.
_________________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
Cor e descontração
O morador do apartamento, em Ipanema, no Rio de Janeiro, queria um lavabo alegre. No espaço de 2,80 m², a arquiteta Andrea Chicharo criou uma base branca com tinta acrílica nas paredes para que recebessem a pintura artística criada por Gabriela Índio da Costa, equilibrando-se, assim, a rusticidade do piso de peroba e da madeira de demolição que forma a bancada da pia. Como o ambiente é estreito, a bancada baixa com cuba da Vallvé é uma solução que não “aperta” a entrada do lavabo. Um rasgo no forro embute a iluminação da Lumini e cria um efeito flutuante no teto.
_________________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
Caixa de ébano
Na reforma do apartamento, em Curitiba, o arquiteto Guilherme Torres adicionou preciosos 20 cm à largura do espaço com menos de 3 m². A alvenaria foi substituída por uma estrutura de MDF revestida com ébano-de-macassar. A cor escura se contrapõe ao mármore travertino do piso e ao Corian branco do lavatório em forma de totem, feito pelo Studio Vitty. Uma arandela com lâmpada incandescente e duas minidicroicas dão um efeito tênue ao ambiente decorado com espelho da Conceito: Firma Casa e banqueta de metal da Sandra Fuganti Interiores.
_________________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
Tradução do contemporâneo
A casa fica em Sitges, a 35 km de Barcelona. O décor é assinado pela arquiteta espanhola Marina Martí Gean, atenta a detalhes como o papel de parede aplicado em uma das paredes deste lavabo. A padronagem gráfica é refletida pelo conjunto de espelhos redondos com molduras de ferro da italiana Moco, instalados na parede acima da bancada. De madeira teca pintada de cinza, a peça que apoia a cuba da catalã Sistema 3 parece flutuar no ambiente – sensação reforçada pelo vaso sanitário suspenso. O contraponto a tanta contemporaneidade fica por conta do piso de cerâmica de 40 x 40 cm.
_________________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
Um quê antigo
A casa na praia da Baleia, litoral norte de São Paulo, é de clientes de longa data da In House Designers de Interiores. Com liberdade para projetar o lavabo, a designer Andréa Bugarib criou um painel de ladrilhos hidráulicos da Fábrica de Mosaicos, aplicado sobre a parede pintada na cor framboesa. A atmosfera retrô do revestimento permitiu o uso de uma bancada de junco sintético da Entreposto para sustentar a cuba da Deca. Acima desta peça, o espelho quadrado da Star Home garante a simetria do ambiente de 3 m². Objetos da L’oeil e porta-sabonete da Star Home.
_________________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
Ideia de modernidade
Os proprietários deixaram Clarissa Strauss à vontade para projetar o lavabo do apartamento no bairro paulistano do Ibirapuera. A arquiteta temperou o ambiente com elementos bem atuais. A atmosfera moderna é obtida com a pintura especial semelhante ao concreto, executada pelo Atelier de Pinturas Adriana e Carlota, e a cuba de resina de poliéster instalada sobre a bancada de cristal acidato, ambas da Vallvé. O cumaru chocolate do piso é o mesmo que reveste o living, conectando esses ambientes. O espelho lateral extragrande com madeira folheada a prata envelhecida, na L’oeil, e a luminária de piso, na Lumini, são itens de forte apelo visual.
_________________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
Biblioteca informal
Se uma palavra que define bem o carioca é “descontração”, o lavabo deste apartamento no Leblon resume esse conceito. Leitores incansáveis, os moradores têm tantos livros que o arquiteto Maurício Nóbrega propôs o inusitado: colocar alguns exemplares no lavabo, em uma estante convencional, ao estilo de uma biblioteca. Nesta peça, executada pela marcenaria Sob Medida, fica apoiada a prancha de peroba usada como bancada da pia. Um espelho colocado em um recuo na alvenaria amplia o ambiente de 4 m², que tem piso revestido de cerâmica Brennand. No décor, itens dos moradores e da loja Lalla Bortolini.
www.casavogue.globo.com/Interiores/noticias/2013/01/lavabos-com-criatividades

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário