terça-feira, 19 de março de 2013

Sopros de design no mundo das bicicletas

Starck cria 'bike-patinete'; peça alemã pesa só 5 kg

  (Foto: reprodução)
Com cadeiras, luminárias, escovas de dente, hotéis e aviões no currículo, é difícil achar um produto ou projeto que Philippe Starck não tenha desenhado. E a lista segue crescendo. Uma coisa que o francês nunca havia feito era uma bicicleta. Era. Em fevereiro, Starck apresentou o protótipo de uma bicicleta-patinete elaborado em parceria com a Peugeot.
A princípio, os fãs do multicriador não devem se empolgar – a bike não será vendida em lugar algum. Starck a desenvolveu exclusivamente para um projeto de renovação do parque ciclístico da cidade de Bordeaux, na França. O novo modelo será oferecido à Maison du Vélo ("casa da bicicleta" em português), uma estrutura de aluguel anual que existe lá desde 2003.
  (Foto: reprodução)
A peça recebeu o nome de Pibal, que, em francês, significa algo como “pequena enguia”. Isso porque, com a estrutura de patinete, o condutor pode driblar o fluxo do trânsito da mesma maneira que faz o animal marinho. A plataforma rebaixada permite que o ciclista dê impulso com um pé diretamente no chão, guiando-se com facilidade em congestionamentos. O nome não é a única característica excêntrica da bicicleta. Ela recebeu rodas amarelas para chamar a atenção de eventuais motoristas imprudentes. O material predominante é alumínio para deixá-la mais leve.
  (Foto: reprodução)
 

 

Mas, no quesito baixo peso, não há quem supere a BlackBraid, modelo da PG, fabricante alemã de bicicletas e carros, apresentado no fim do ano passado. Ela tem surpreendentes 5 kg distribuídos por sua estrutura, elaborada a partir de tubos ocos de fibra de carbono trançada. Daí o nome da bicicleta: BlackBraid significa trança negra.

Além de deixar o produto mais leve, durável e resistente, a tecnologia chama a atenção esteticamente. Observando de perto, é possível ver as tais tranças em cinza e preto, com detalhes em vermelho. O modelo está disponível numa versão para longas distâncias, de 14 marchas, e outra urbana, sem marchas. Tudo pela bagatela de US$ 20 mil.
 www.casavogue.globo.com/Design/noticias/2013/03/sopro-do-design-no-mundo-das-bicicletas
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário