quinta-feira, 14 de março de 2013


Top 10: casas com fachadas pretas

Inusitada, cor pode tanto destacar quanto esconder

Raramente alguém pensa no preto quando decide pintar a fachada da própria casa. Muitos temem suas consequências térmicas, outros simplesmente acreditam que a escuridão pode tirar o charme da morada, deixando-a com um ar sombrio. Não os donos das 10 residências abaixo. Para eles, se bem usado, o preto (e seus derivados) pode ser elegante e discreto, além de muito moderno. Confira a lista!
  (Foto: Shannon McGrath)
1. Ridge Road Residence, do Studio Four
Localizada em Melbourne, na Austrália, a casa projetada pelos arquitetos do Studio Four respeita os desníveis do solo, sendo partida em várias alturas de piso e cobertura. Próximo da residência, há um grande campo de golfe, o que faz da vista um verde só. O uso da madeira preta no exterior se prestou a camuflar a morada de um andar. “A ideia de usar formas e materiais simples e discretos visa tornar a construção menos relevante do que a paisagem que a cerca”, explica o autor. Mesmo as janelas receberam uma película que as obscurece quando vistas de fora.
_________________________________________________________________________
  (Foto: Julien Lanoo)
2. Maison D, de Emmanuelle Weiss
A arquiteta francesa Emmanuelle Weiss escolheu o acabamento de tijolos escuros na obra de extensão que realizou em Lille. A casa original, que apresenta tijolos vermelhos, permaneceu quase intocada. A ideia era garantir entre as duas alas do projeto um senso de continuidade, sem ter de render o novo bloco ao estilo antigo do outro. A parte escura da casa é uma releitura atualizada da construção que jazia no terreno comprado. Os dois edifícios são ligados apenas por uma porta no térreo. Um cuidado da arquiteta foi manter a unidade visual da rua, adotando o padrão de altura existente nas casas vizinhas.
_________________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
3. Onjuku Surf Shack, de Bakoko
Onjuku é uma cidade japonesa banhada pelo oceano Pacífico. Lá, um casal que mora em Tóquio optou por construir sua casa de veraneio. Para isso, contratou o estúdio Bakoko. A construção criada tem muito da arquitetura tradicional japonesa, a começar pela entrada, que comporta um genkan – espaço onde visitantes deixam seus sapatos antes de entrar na morada. A fachada sul pode ser selada ou aberta inteiramente para que a natureza seja aproveitada de vez em quando, e para que a construção permaneça protegida das intempéries em outros momentos. Visto da estrada, o volume da casa é discreto, com revestimento de cedro japonês.
_________________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
4. 20th Street Residence, da SFOSL
Os arquitetos da SFOSL encararam nesta casa o desafio de ampliá-la sem alterar a construção original. Os moradores queriam mais espaço, mas a legislação local vetava que se mexesse na fachada. Assim, a solução foi crescer para cima. O novo volume é quase imperceptível quando a casa é vista da rua, pois há um grande recuo entre as fachadas frontais da nova construção e da original. “Aumentamos a área da residência até chegar no máximo permitido pelo zoneamento local”, conta o arquiteto Andreas Tingulstad. O exterior foi pintado de preto para que a casa se destacasse na paisagem onde predominam o branco e o creme.
_________________________________________________________________________
  (Foto: Simon Devitt)
5. Tutukaka House, do Crosson Clarke Carnachan Architects
Nesta casa de veraneio, na Nova Zelândia, painéis de madeira se dobram, inclinam-se e deslizam para abrir a morada ao sol ao mesmo tempo em que a mantêm lacrada por questões de segurança. Térrea, a casa é toda de madeira – estrutura e acabamento. Os quartos ficam na parte de trás, com vista para o mar, enquanto o estar e a cozinha integrada ocupam a frente, que se abre a uma área de churrasqueira ao ar livre. Mesmo este espaço pode ser ocultado por painéis dobráveis.
_________________________________________________________________________
  (Foto: Jeremy San / Studio SKLIM)
6. Hansha Reflection House, do Studio SKLIM
Em Tóquio, situada em frente ao parque Misakimizube, onde há um grande lago, esta casa tem um conceito bem diferente. A parte do andar de cima que se projeta para frente é uma representação do olho de Narciso (que vê seu reflexo no lago). Tal parte da fachada é revestida com metal escuro reflexivo. Ao centro, há uma grande janela, simbolizando a íris, através da qual os moradores veem o parque e, claro, o lago. O tema da reflexão se repete no interior, onde há espaços para a reflexão introspectiva. Os arquitetos do Studio SKLIM estavam inspirados!
_________________________________________________________________________
  (Foto: Peter Bennetts)
7. Law Street House, de Muir Mendes
Incrustada num pequeno terreno onde não cabem os recuos laterais, numa rua apertada de Melbourne, Austrália, fica a casa dos arquitetos Bruno Mendes e Amy Muir. Antes da reforma, havia ali uma cabana simples construída na década de 1880. A premissa do projeto desenvolvido pelo casal era fazer o máximo que conseguissem com as próprias mãos. Com a ajuda de Joe Mendes, que trabalha com a fabricação de aço, surgiu ali então uma residência moderna com ares de bunker. No total, foram três anos de escavação, demolição e construção. Uma preocupação peculiar foi escolher materiais “à prova de cupim”.
_________________________________________________________________________
  (Foto: David Frutos)
8. 360 House, do Subarquitectura
A residência criada pelos arquitetos da Subarquitectura, em Madri, tem o formato de um looping horizontal. O desenho inovador se justifica pela paisagem. Os autores quiseram garantir à família que mora ali não apenas a melhor vista das montanhas que cercam a casa, mas também todas as vistas possíveis delas. “Nesta forma cíclica, a rotina se desfaz, dando ao dia a dia vários momentos de surpresa”, explica um dos arquitetos. Há mais de um caminho para alcançar qualquer ponto da casa. Além disso, o desenho espiralado é uma solução que vence bem os desníveis do terreno.
_________________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
9. Unou House, de Katsutoshi Sasaki + Associates
A ideia formal por trás desta casa, localizada em Toyota, no Japão, é bastante simples: a equipe do escritório Katsutoshi Sasaki + Associates desenhou dois retângulos, um em pé e outro deitado, e ligou seus vértices. Assim, a fachada em que fica a entrada é alta e esguia, enquanto a face da casa que se volta aos trilhos do trem que correm próximo dali é baixa e alongada. O telhado forma uma grande descida. O exterior da morada é todo de madeira negra. Este lar traduz bem a crença do arquiteto de que as residências não devem ter cômodos separados.
_________________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
10. Black Slit House, de Three.Ball.Cascade
Esta é a casa mais radicalmente negra da seleção. O preto aparece não só no lado de fora, mas também nos vidros – através do uso de Insulfilm – e nas paredes internas. A construção é fruto de uma expansão. Atualmente, há duas casas unificadas neste lote. Tanto no andar de cima quanto no de baixo, o programa se repete: há quartos, salas, cozinha e banheiro. Duas casas completas separadas por uma laje.
www.casavogue.globo.com/Arquitetura/noticias/2013/02/top-10-casas-com-fachadas-pretas

Nenhum comentário:

Postar um comentário