quinta-feira, 14 de março de 2013

Casa de fim de semana no litoral do Japão



O escritório de arquitetura japonês Takeshi Hirobe assina o projeto da Villa SSK, esta casa em Chiba, no litoral do Japão, a 40Km de Tóquio. Desde a primeira vista, o desenho chama atenção, pela modernidade e ousadia. A fachada foi revestida com chapas de aço galvanizado intercaladas com grandes aberturas envidraçadas.
O cliente solicitou uma casa confortável para o fim de semana, com proporções generosas nas salas de estar, jantar e cozinha, um banheiro com vista para o mar, um quarto e uma garagem coberta. O projeto desenvolveu esse programa em dois volumes, criando entre eles um pátio central, que pode ser usado como espaço livre ou tornar-se um espelho d’água para refletir a luz e as nuances do vento.

Segundo os autores, a interação com a natureza foi um elemento orientador para o projeto: “a localização era adjacente às águas calmas e tranquilas da Baía de Tóquio. Quando visitamos pela primeira vez o terreno, fomos imediatamente dominados pela presença do oceano. Logo, no entanto, nos sintonizamos com sinais sutis que vêm dos arredores, como os movimentos do sol, o fluxo do vento, o cheiro da maré e as plantas sacudindo, bem como a presença da montanha rochosa”.

Ainda segundo os autores: “ficamos particularmente impressionados pelo mar e pela crescente verticalidade do céu carregado, bem como a montanha rochosa do lado oposto e a vegetação que cresce sobre ela. Por esta razão, decidimos projetar um edifício que servisse para conectar essas montanhas até a imponente extensão do oceano”.

Com a intenção de que o projeto fosse transparente para a montanha e para o mar, os arquitetos optaram por fechar a construção nas laterais, alcançando assim uma privacidade em relação às outras casas. Como a região é sujeita a terremotos, foi utilizada uma estrutura de madeira bastante vigorosa e capaz de balançar sem romper.

No interior da casa, o quarto principal e o banheiro estão em um mezanino na parte central. Assim como na estrutura exposta, a madeira também foi usada amplamente para revestir o espaço interno, inclusive nestes painéis vazados que delimitam e dividem os espaços do quarto e do banheiro.

Mesmo com as treliças ocupando um grande espaço, foram deixados espaços vazios importantes entre as diferentes superfícies. O ângulo oblíquo formado pelas paredes, em direção ao exterior, ajuda a atingir o espaçamento necessário para a dilatação da estrutura e também para suavizar o sentimento de opressão que as grandes treliças poderiam gerar.

O amplo pé direito, a transparência e a grande quantia de luz, seja natural ou artificial, tornam o espaço desta casa bastante arejado e visualmente confortável. Com linhas modernas, decoração minimalista e um lindo jogo de cheios e vazios, este projeto foge do lugar-comum e oferece uma referência de casa de praia sem precedentes.
 
talkarkpad.com.br/arquitetura/ casa-de-fim-de-semana-no-litoral-do-japao-takeshi-hirobe

Nenhum comentário:

Postar um comentário