terça-feira, 19 de março de 2013

Décor do dia: fusão de estilos

Sala une com graça peças europeias e tropicais

  (Foto: Jomar Bragança)
O projeto do apartamento em Salvador, BA, assinado pelos arquitetos Ana Paula e Thiago Manarelli tinha como objetivo priorizar a convivência da família que ali mora. Por isso, a amplitude da sala de estar aqui retratada. O que mais se destaca no ambiente, porém, é uma outra espécie de interação, pujante e recorrente: a fusão de diversos estilos na mesma decoração. Há um claro diálogo entre os móveis de inspiração italiana, como a mesa de centro e a poltrona à direita e ao fundo, e elementos de cunho tropical, a exemplo das plantas nativas e dos objetos nas prateleiras. O encontro de duas características distintas é harmonizado pelo painel de maeira da parede esquerda, e pela predominância de tons neutros no restante da decoração da sala, imprimindo um equilíbrio de delicadeza e personalidade.


Décor do dia: como se fosse na praia

Sala carioca reproduz clima de passeio na orla

  (Foto: MCA Estúdio)
O desejo dos donos deste apartamento, no coração de Ipanema, era trazer o clima da praia para dentro de casa. Com isso em mente, o projeto da arquiteta Bia Seiler priorizou ambientes amplos e de decoração moderna, com apenas algumas peças de estilo mais marcante. Na sala de estar, reina o branco. Nos móveis, nas paredes, em quadros, nas cortinas... sua onipresença evoca a serenidade característica de um bom passeio pla orla. Mas, da mesma forma que uma entrada no mar ou uma caminhada na areia podem trazer elementos inesperados, há algumas pitadas de estética mais forte, como a luminária e as almofadas pretas. É por meio de elementos como a mesa de centro, a porta de madeira e a luminária multicolorida, com seus tons intermediários, que se imprime um equilíbrio certeiro.

Décor do dia: centro de cultura da casa

Corredor largo vira home theater em São Paulo

  (Foto: João Ribeiro) Já fazia cinco anos que os proprietários moravam no apartamento no bairro do Panamby, em São Paulo, quando sentiram a necessidade de criar um espaço íntimo para a família assistir a filmes e acessar a internet. Graças a uma reforma tocada pelas arquitetas Luciana Godoy e Alesandra Benotti, o home theater foi criado a partir da incorporação da área de um amplo corredor a uma das suítes, resultando em um agradável espaço familiar. Peças de design garantem charme ao ambiente, como a poltrona Beg, design Sergio Rodrigues, na Dpot, diante da escrivaninha da Artefacto (onde também foram compradas as banquetas à dir.) e o móvel Zanon, uma espécie de estante com painel de madeira que aquece o espaço, juntamente ao tapete da By Kamy.

Décor do dia: tons sóbrios na mata

Sala de jantar destoa (para o bem) do resto da casa

  (Foto: Rogério Maranhão)
De um modo geral, a mansão projetada pela arquiteta Inês Amorim, em Maceió, prima pela leveza de materiais e móveis, em completa harmonia com o entorno da construção, uma reserva de Mata Atlântica. A exceção é a sala de jantar, que se aproveita do fato de ser muito bem-iluminada para abusar dos tons escuros e revestimentos mais fortes. É o caso principalmente da parede preta, ornada com o aparador da mesma cor e o painel de madeira, ambos de Evviva Bertolini. O pendente Lumina traz ar contemporâneo ao conjunto de mesa e cadeiras da Ponto e Linha, elegantemente disposto sobre o piso de porcelanato da Portobello. 

Décor do dia: apenas pano de fundo

Tons terrosos põem a arte em destaque

  (Foto: Romulo Fialdini)
Nada sobrou do apartamento original, como foi entregue pela construtora, a não ser a distribuição interna dos cômodos. Os acabamentos – todos eles! – foram substituídos, dando lugar a mármores, molduras de gesso e marcenaria impecável. Tudo isso fruto da prancheta de Allan Malouf. Para compor com a base clássica, foram escolhidos móveis de design assinado. Ocres, cinzas, caramelos e crus formam a paleta de cores empregadas na decoração. Tanta sobriedade cromática se justifica através da paixão de um dos moradores: a coleção de obras de arte contemporâneas, representada aqui pela tela da parede ao fundo.

Décor do dia: harmonia neutra

Móveis milaneses e cores suaves marcam living

  (Foto: Alain Brugier)
Os donos deste amplo apartamento, em São Paulo, um casal e seus filhos, queriam espaços amplos que fossem, ao mesmo tempo, integrados e distintos. Para tal, contaram com a ajuda do arquiteto Roberto Migotto. Com o objetivo de dar à área social um toque luxuoso e aconchegante, revestiu-se as paredes com painéis de papel de parede Wallpaper. Os móveis foram trazidos de Milão, entre eles, a mesa lateral de madeira e mármore, garimpada em um antiquário. Desenhada pelo profissional, a marcenaria foi executada pela MAJ-Moreno. Os tons da sala, cujo neutralidade puxa ora para o branco, ora para o verde, harmonizam-se perfeitamente com as flores que ornam o ambiente em diferentes pontos e têm a mesma variação de cores, criando a impressão de um espaço não só agradável, mas também natural.

 www.casavogue.globo.com/Interiores/noticias/2013/03/decor-do-dia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário