domingo, 2 de dezembro de 2012

 

    Casa de pedra parece aflorar de encosta


Um dos mais conhecidos da Suíça, o lago Maggiore é o cenário desta residência em Locarno, na Suíça. Por conta da proximidade com a Itália, a região segue não apenas a língua, mas também alguns dos costumes italianos, e isso se evidencia na arquitetura purista da construção, com volumes de linhas retas, modernas, e composição de pedra.
Desenhada pelos profissionais do estúdio Markus Wespi Jérôme de Meuron Architetti, a Casa Brione é composta por dois cubos que emergem da encosta como um fragmento de rocha ou, dependendo da perspectiva, como um simples muro. Graças a isso, os cômodos parecem surgir como cavidades dentro de uma caverna. Duas grandes aberturas de madeira funcionam como pontes elevadiças de acesso ao interior da construção.

As vistas para o lago, as montanhas e a pitoresca cidade bastariam para que a casa merecesse destaque, mas a combinação de formas contemporâneas com acabamentos tradicionais cria climas e nichos de um caráter realmente singular. Um exemplo são as frestas que surgem nos corredores e ambientes sociais, por onde a luz natural penetra em feixes que recortam o aspecto mineral de pisos e paredes.
O concreto surge nos tetos e forros, criando um diálogo entre as linhas minimalistas e a força das pedras naturais. Para contrastar com a robustez brutalista da edificação, os móveis e acabamentos são, em sua maioria, de madeira. Seu tom quente se repete nos caixilhos de janelas e portas de vidro, por onde se descortinam incríveis vistas dos arredores.
O resultado da interação entre a casa e a paisagem faz com que a piscina, vista a partir dos interiores, se pareça com uma continuação do lago.

www.casavogue.globo.com/Arquitetura-casa-de-pedra-parece-aflorar-da-pedra

Nenhum comentário:

Postar um comentário