terça-feira, 11 de dezembro de 2012

No design, Niemeyer também criou ícones

Completo, arquiteto se aventurou pelo mobiliário

|

Nem só de concreto viveu Oscar Niemeyer. Para além de suas marcantes obras espalhadas por todo o mundo, há uma faceta menos comentada no trabalho do mestre: a de designer de móveis. Não foram muitas as peças desenhadas pelo arquiteto, mas algumas tornaram-se ícones do mobiliário nacional tão celebrados quanto os desenhos de papas da área, como Sergio Rodrigues e Joaquim Tenreiro. Suas duas grandes realizações são a chaise-longue Rio, e o banco Marquesa, cujas curvas e o uso da madeira escura e da palha trançada encontram espaço no mesmo panteão das criações dos dois designers.
A aventura e Niemeyer no universo do mobiliário começou tardiamente, nos anos 1970, enquanto vivia na França. Com a colaboração de sua filha Anna Maria, Niemeyer criou a Linha On, que chegou ao Brasil em 1978, pela Tendo Brasileira (e da qual faziam parte Rio e Marquesa). “Desejávamos, minha filha e eu, encontrar um novo desenho, que permitisse, com o uso de madeira prensada, imaginar coisas diferentes dos móveis tradicionais”, explicou.
O traço inconfundível do arquiteto, suas linhas curvas e estruturas suspensas também estão presentes nos móveis. A chaise Rio, por exemplo, se equilibra num só ponto, permanecendo em balanço. Já o banco Marquesa, utilizado no hall de um apartamento na foto abaixo, se destaca pela calculada sinuosidade. Em comum, todos os seus móveis têm os materiais: as estruturas são feitas com lâminas de madeira (imbuia ou pau-ferro) de diferentes espessuras, prensadas e articuladas; os estofados são de couro ou de palha trançada. A sua produção é artesanal e, por isso, algumas peças demoram até 40 dias pra ficar prontas.
A vontade de criar seu próprio mobiliário nasceu de uma pequena frustração do arquiteto. Para ele, muitas vezes o arranjo do mobiliário prejudica completamente a arquitetura, desqualificando-a. “Todos os móveis estão presos ao princípio de que são complementos da arquitetura e devem ser atualizados e modernos como a própria arquitetura”, pontuava. Em relação às suas peças, é válido destacar que cada uma possui um número de série emitido pela Fundação Oscar Niemeyer, visando evitar as falsificações.
  (Foto: Divulgação)

  (Foto: Divulgação)

 (Foto: Way Design)

  (Foto: Renato M. Ribeiro)

  (Foto: Renato M. Ribeiro)

  (Foto: Duocasa)

  (Foto: Duocasa)

|
|
.
 
www.casavogue.globo.com/Design/noticia/2012/12/no-design-niemeyer-tambem-criou-icones
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário