domingo, 23 de setembro de 2012

As melhores peças do novo design do Brasil

Produção nacional criativa amadurece dia após dia

 

 
 
Criações que primam pela estética apurada sem abrir mão dos aspectos funcionais e, não raro, revisitam ricas tradições com approach contemporâneo. O novo design brasileiro amadurece dia após dia, com seus criadores deixando de utilizar referências externas para apostar em projetos originais e inovadores. Escolhemos, dentre produtos nacionais lançados nos últimos anos, peças que podem concorrerem pé de igualdade com o melhor do design mundial. Porque o Brasil também é hot!
  (Foto: Marcelo Trad)
Mesas X (2011), design de Brunno JaharaO latão e a prata 92.5 foram os materiais escolhidos para dar forma a estas mesas auxiliares com ar de preciosidade. "A prata aplicada ao mobiliário é um statement do quão valiosa uma peça de design pode ser", conceitua Jahara. a base, que parte do formato em “X”, pode ter três alturas, e os tampos são removíveis – virados ao contrário, servem como bandeja. Criadas para o projeto Design Concreto e apresentadas na Casa Brasil 2011, as mesas são fabricadas pela St. James em série limitada (dez peças de cada modelo), numerada e assinada. Onde comprar: St. James.
_________________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
Gaveteiro Arapuca (2011), design de José MartonFlexibilidade é o ponto forte deste gaveteiro, que pode ser montado da maneira tradicional, com todas as gavetas abrindo para o mesmo lado ou de forma alternada, dando movimento ao conjunto. Ao módulo-base, com rodízios e 31 cm de altura, podem ser acrescentados outros três módulos com alturas variadas – 8, 12 e 14 cm. Fabricado com MDF, pode receber acabamento de laca ou revestimento laminado de pinho-alemão (foto) ou bambu – nos dois últimos casos, o contorno de cada gaveta recebe revestimento laminado à base de pet. Onde comprar: Bossa Casa, Dbox, Marché Art de Vie e Via Manzoni.
_________________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
Bancos Trama (2012), design de Rodrigo AlmeidaConcebidos a partir da observação das tradicionais cestarias e dos grafismos indígenas, os bancos Trama preservam a riqueza visual dessa cultura primitiva, mas com abordagem absolutamente contemporânea. Habilmente trançada, a corda de poliéster (estruturada por aço e madeira) é trabalhada em duas cores para reforçar o desenho que surge nesse tramado. Apresentados na mostra Raízes, realizada em Milão durante o Salão do Móvel, em abril, os bancos devem entrar em produção a partir de 2013.
_________________________________________________________________________
  (Foto: MCA Estúdio)
Sofá Pil (2012), design de Guilherme Torres
A peça, que conquista pelo ar retrô chic, faz referência aos assentos estofados de carros antigos, tirando partido dos vivos em cores contrastantes. Apresentado na Hyundai Mostra Black 2012, o sofá Pil tem estrutura de teca e revestimento de couro ou linho, sempre em duas cores (são mais de 60 opções, e a peça é produzida sob encomenda). Onde comprar: 4 elementos, Dcore, Dbox, Finish, Home Design, Inove, Kraft, Lilia Casa, Ouvidor, Tetum e VB Design.
_________________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
Estante Petrus (2010), design de EstudiobolaModular e escultural, a estante criada por Mauricio Lamosa e Flávio Borsato pode assumir diferentes formas e configurações de acordo com a montagem e a combinação dos módulos – caixas cujas laterais podem ser retas ou oblíquas em relação à parede. Feitas com MDF, as caixas possuem portas frontais abertas pelo toque – a ausência de puxadores mantém a limpeza das formas, de modo a destacar o movimento visual do conjunto. As peças recebem acabamento laqueado de alto brilho, disponível em mais de 20 cores. Onde comprar: Casapronta, Galpão Estudiobola, São Romão e Toque da Casa.
_________________________________________________________________________
  (Foto: Eduardo Câmara / cortesia Arquivo Contemporâneo)
Sistema Clip (2010), design de Jader AlmeidaUm produto simples, flexível – sua forma final é definida pelo usuário – e de grande apelo visual. Eis a essência do sistema Clip, criado para uso em ambientes residenciais, comerciais ou corporativos. Executados com aço-carbono cortado a laser, os módulos estruturais em forma de “X” encaixam-se nas pranchas de MDF sem a necessidade de ferramentas, criando um sistema estável. Os módulos estruturais ganham diversas cores, e as pranchas podem ser também coloridas ou revestidas com lâminas de madeira natural. Onde comprar: Arquivo Contemporâneo, Dpot, Home Design e Maiora.
_________________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
Poltrona Cordame (2011), design de Eduardo BaroniA pesquisa com brinquedos antigos, como o pião, o ioiô e o bilboquê, foi o ponto de partida para o projeto desta poltrona, que tem estrutura de madeira maciça (cinamomo) e cordas de couro natural no encosto. "A Cordame traz de volta o sentimento de calor e aconchego da madeira, do movimento das cordas e da alegria de interagir com um produto produzido com esmero”, pontua o designer Eduardo Baroni. Materiais ancestrais reinterpretados pelo viés do design emocional. Onde comprar: Arquivo Contemporâneo, Clami e Simmetria.
_________________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
Luminária Bauhaus 90 (2009), design de Fernando PradoO nome e o desenho da peça já indicam sua origem: foi criada para celebrar os 90 anos da escola alemã Bauhaus (1919-1933). Além da estética limpa e das proporções afinadas, a luminária também se destaca pelo aspecto funcional – o difusor orientável permite o direcionamento do facho de luz, enquanto a regulagem de altura inteligente dispensa o uso de travas e parafusos, pois o travamento é feito pelo próprio peso da cúpula sobre a haste. Executada com aço e alumínio, a peça está disponível nas cores preto ou branco. Onde comprar: Lumini.
_________________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
Chaise Tolix (2012), design de Zanini de ZanineSimplicidade formal e de execução, além de forte impacto visual, são os pontos-chave da Chaise Tolix, protótipo apresentado pela empresa Tolix na Maison & objet, em Paris, no mês de janeiro. Feita com chapa de aço perfurada e pintada em cores vibrantes (vermelho, verde ou amarelo), a cadeira tem desenho pensado para explorar o jogo visual coma textura do material: quando vista de perfil, suas laterais se superpõem, criando um efeito moiré. A peça deve estar disponível para venda no Brasil em 2013.
_________________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
Coleção Vergalho (2011), design de Fetiche Design para CasaVergalhão, material urbano para construção de lares. Galho, matéria natural para a criação de ninhos. Da junção desses elementos aparentemente opostos, surge a coleção Vergalho, com mesa e bancos em dois tamanhos. O desenho leve e despojado das peças busca valorizar os materiais e suas texturas. As ranhuras dos vergalhões, por sua vez, são destacadas pelo acabamento emborrachado (preto ou branco), que convida ao toque. A coleção recebeu menção honrosa no Salão Design Casa Brasil 2011. Onde comprar: Micasa.
www.casavogue.globo.com/Design/noticia/2012/novo-design-brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário