sábado, 1 de setembro de 2012


 
 

Das panelas para as (criativas) cadeiras

Designers releem ícone a convite de Jamie Oliver

 


  (Foto: David Parry / PA)
Jamie Oliver, o chef-celebridade de Londres e um dos mais famosos do mundo, gosta mesmo de inventar. Dessa vez, o britânico deixou panelas de lado para se engajar em uma boa (e bela) causa: o projeto Big Chair, em parceria com a marca dinamarquesa Fritz Hansen. O intuito é comemorar 10 anos do seu badalado restaurante Fifteen, na capital britânica e também arrecadar dinheiro para a sua Better Food Foundation, que visa capacitar jovens de baixa renda para trabalhar como chefs no setor de restaurantes.
O projeto vai leiloar 20 cadeiras Formiga, um dos designs mais célebres de Arne Jacobsen – a peça comemora 60 anos agora em 2012 –, personalizadas por diferentes artistas e designers. Para se ter uma ideia, o time (de peso) inclui nomes como o estilista Paul Smith; Christopher Bailey, da Burberry; a estilista Sarah Burton, de Alexander McQueen; Matthew Williamson, Quentin Blake, Cath Kidston, Tracey Emin e outros.
  (Foto: David Parry / PA)
Para dar um toque ainda mais pessoal ao projeto, até o próprio Jamie Oliver dá suas pinceladas e pitacos, ajudando na customização de algumas peças, em parceria com o renomado fotógrafo David Loftus. “Estou incrivelmente emocionado com o projeto e orgulhoso por ter um grupo de pessoas tão brilhantes e talentosas do mundo da moda e da arte para ajudar nesta ação”, disse o chef.

Entre os modelos de destaque, a cadeira criada por Paul Smith é marcada por desenhos de guloseimas de um lado e de legumes do outro. “Quis mostrar os dois lados da moeda: o bom e saudável e o ruim, que faz mal ao corpo”, explica Smith. Já Christopher Bailey inovou, revestindo a cadeira com pregos, enquanto Julian McDonald trouxe a irreverência à peça clássica, cobrindo-a com diversos talheres coloridos de plástico. Haja criatividade!
Para apoiar a iniciativa, é muito fácil e não é preciso morar na terra da rainha. Qualquer um pode participar pelo site do projeto, comprando um bilhete e ainda tendo a chance de ser sorteado com uma cadeira original e exclusiva de um dos designers. As peças restantes também serão leiloadas on-line. Por enquanto, elas estão em exposição no showroom da Republic of Fritz Hansen, na Margaret  St., em Londres. O evento de encerramento acontece em outubro, com certo suspense. É que a última cadeira do projeto, customizada pela artista plástica Tracey Emin, será revelada e leiloada somente na ocasião.
  (Foto: David Parry / PA)

  (Foto: David Parry / PA)

  (Foto: David Parry / PA)

  (Foto: David Parry / PA)

  (Foto: David Parry / PA) 
www.casavogue.globo.com/Design/2012/08/das-panelas-para-as-criativas-cadeiras


 



 
 
 

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário