domingo, 23 de setembro de 2012

Nina Yashar, dona da Nilufar, abre sua casa

Arte e design definem lar da galerista em Milão

 



  (Foto: Ruy Teixeira)
O refúgio da iraniana Nina Yashar fica em Città Studi, bairro universitário onde fica o Istituto Politecnico, no centro de Milão. São 250 m² de atmosfera eclética e uma enorme quantidade de livros. Ali, pode-se entender a intimidade criativa da proprietária da Nilufar (“flor-de-lótus” em sua língua natal), uma das mais importantes galerias de design da Europa.
Paredes e tetos decorados com afrescos em estilo metafísico criam uma fusão do espírito oriental com a arquitetura tipicamente milanesa do prédio anos 1940. O projeto do apartamento é uma caracterização de seu amigo arquiteto e desenhista Giancarlo Montebello. Grande editor de joias nos anos 1960 a 1980, Montebello trabalhou com Fontana, Niki de Saint Phalle e Sonia Delaunay, entre outros.
  (Foto: Ruy Teixeira)
Ele estilizou o apartamento como uma grande tenda no deserto. Inspirado na origem oriental de Nina, mesclou formas de palácios persas nas colunas e nos batentes a afrescos de tintas naturais, que se transformam com o tempo. Um ambiente surpreendente e único, no qual a proprietária faz uma escolha de móveis e objetos que unem a arte contemporânea ao design.
Nina nasceu em Teerã e mudou-se para a Itália com a família aos 5 anos. Trabalhava na galeria de tapetes antigos do pai quando realizou a primeira exposição, arosa nos tapetes Kilim, que há 30 anos ainda não eram conhecidos na Itália. Sua guinada para o mundo do design acontece em uma viagem a Estocolmo. Após adquirir uma série de tapetes suecos, Nina fez, por acaso, sua primeira compra de mobiliário, sem saber quem eram os designers daquelas peças que comprara. Voltou a Milão com um contêiner de móveis criados por nomes como Alvar Aalto e Bruno Mathsson. Assim nasceu seu amor pelo design e a confiança no próprio instinto para descobrir o que tem valor.
  (Foto: Ruy Teixeira)
Movida pela paixão e curiosidade, Nina tem alma inquieta: “Nunca estou contente com o que já fiz, o meu pensamento é sempre no que estou para fazer, o próximo projeto”. Em pouco tempo, ela fez com que a galeria Nilufar fosse reconhecida como referência para colecionadores do mundo todo.
Em 2008 por ocasião da feira Art Basel, Nina apresentava o designer italiano Martino Gamper, recém-formado pela Royal College of Arts, de Londres. Foi um verdadeiro alvoroço, pois seu projeto era absolutamente inovador: móveis feitos a partir de portas e armários projetados por Gio Ponti nos anos 1960, provenientes de um desmonte parcial do hotel Parco dei Principi, em Sorrento.
  (Foto: Ruy Teixeira)
No ano seguinte, Gamper apresentava, na Triennale di Milano, 100 sedie in 100 Giorni, mostra de cem cadeiras criadas a partir de exemplares encontrados nas ruas de Londres. Hoje, a Nilufar representa 25 designers, sempre buscando novos nomes, e é por isso que a galeria, na via della Spiga, uma das veias do “quadrilátero da moda”, é parada obrigatória durante o Salão doMóvel de Milão.
“Quero ser muito honesta no que produzo. Não me interessa fazer objetos de tendência entre arte e design, quero editar produtos extremamente funcionais que convivam com a história do design. Os projetistas com quem tenho uma melhor relação são aqueles que possuem grande cultura e valorizam o passado – porque, sem cultura, sem passado e sem referência, ninguém inventa nada”, dispara. Esta filosofia e o modo de vida de Nina se compõem em cada ângulo de seu refúgio. 


  (Foto: Ruy Teixeira)

  (Foto: Ruy Teixeira)

  (Foto: Ruy Teixeira)

  (Foto: Ruy Teixeira)

  (Foto: Ruy Teixeira)

  (Foto: Ruy Teixeira)

  (Foto: Ruy Teixeira)

  (Foto: Ruy Teixeira)
www.casavogue.globo.com/noticia/2012/09/nina-yashar-dona-da-nilufar-abre-sua-casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário