domingo, 23 de setembro de 2012

Jean Nouvel assina cadeira para Emeco

Encosto da So-So move-se com o corpo

 

  (Foto: Divulgação)
Não é só de projetos arquitetônicos que vive o francês Jean Nouvel, vencedor do Prêmio Pritzker, em 2008. Seu mais recente trabalho é voltado ao design: a coleção de cadeiras So-So, que acabou de ser lançada pela Emeco. Leves e duráveis, as peças são feitas à mão na fábrica da marca, situada na Pensilvânia, EUA. E com uma curiosidade: o processo é o mesmo utilizado na fabricação das cadeiras da Marinha norte-americana, produzidas desde 1944.
"Eu queria criar um objeto que fosse o mais leve possível e também confortável. Por isso, passei muito tempo projetando a curva do móvel, feito com materiais que se movem com o corpo. Além disso, a cadeira So-So segue uma linha minimalista", afirma Nouvel.   (Foto: Divulgação)Durante o lançamento da peça, o arquiteto disse: "O convite para o lançamento diz que 'uma cadeira é sempre especial porque ela tem uma relação íntima com o corpo', mas, comparada à minha namorada, Meme, essa cadeira é So-So [expressão em inglês equivalente ao nosso "mais ou menos", uma auto-ironia de Nouvel]". Daí o nome do móvel.
Produzidas com 80% de alumínio escovado e reciclado, as cadeiras e os bancos da coleção foram instaladas pela primeira vez nos espaços públicos da flagship store do hotel Sofitel Viena Stephandom – que tem edifício e grande parte do mobiliário também projetados por Nouvel. Os interiores das áreas de jantar têm o cinza como cor dominante, que dialoga harmonicamente com as cadeiras So-So e a vista para a cidade.
Sobre a parceria com a Emeco, o arquiteto revela: "Trabalhar com a marca é como estar em um campo de trigo. A cultura é semeada, e meu trabalho é simplesmente realizar a colheita".
  (Foto: Divulgação)
  (Foto: Divulgação)

  (Foto: Divulgação)
 www.casavogue.globo.com/Design/noticia/2012/09/jean-nouvel-lanca-cadeira-para-emeco-so-so
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário