sábado, 1 de setembro de 2012

Gehry projeta nova sede do Facebook

Arquiteto amplia campus da empresa de Zuckerberg

 


  (Foto: © Frank Gehry / Gehry Partners)
O homem por trás do Facebook, Mark Zuckerberg, contratou o multipremiado arquiteto Frank Gehry – responsável pelo revolucionário edifício do Museu Guggenheim de Bilbao e Pritzker em 1989 – para desenvolver o projeto de expansão da sede de sua empresa em Palo Alto, na Califórnia. Enquanto as ações da empresa não param de cair, Zuckerberg encomendou um conjunto que ocupará um terreno de 90 mil m², na área conhecida como Menlo Park, onde está o quartel-general da gigante das redes sociais.
Com início previsto para janeiro de 2013, a obra inclui uma série de galpões com capacidade para abrigar 6 mil novos funcionários, boa parte deles engenheiros, além de cafeterias e restaurantes. A área total construída excederá os 40 mil m², prevendo pouca ou nenhuma divisão interna entre os setores, junto de grandes aberturas laterais, a fim de garantir que todos os funcionários possam observar os bosques do local.
A natureza, aliás, define o conceito desenvolvido por Frank Gehry para as novas construções. Todas elas terão tetos verdes com área de plantio profunda o suficiente para que sejam cultivadas árvores nativas. As coberturas serão acessíveis para todos os funcionários do Facebook e funcionarão como uma extensão das florestas que marcam o campus. Ciclovias e caminhos de pedestres complementam o projeto e, de acordo com o arquiteto, definem sua identidade.
 www.casavogue.globo.com/Arquitetura/2012/08/gehry-projeta-nova-sede-do-facebook

  (Foto: © Frank Gehry / Gehry Partners)

  (Foto: © Frank Gehry / Gehry Partners)

  (Foto: © Frank Gehry / Gehry Partners)

  (Foto: © Frank Gehry / Gehry Partners)

Nenhum comentário:

Postar um comentário